quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Avaliando São Paulo: Terminais de ônibus (Área 2 Norte)


 
Terminal Cachoeirinha, acesso Sul.

Denominada como Área 2 Norte (Azul escuro) pela SPTrans, essa área de operação de São Paulo é uma das mais movimentadas em número de linhas de ônibus e passageiros, mas também uma das que menos possui terminais de ônibus e corredores. Seja os terminais anexos a Linha 1 Azul, única linha de metrô da região, ou os dois únicos terminais administrados pela SPTrans, é uma área de atuação muito necessitada de mais terminais e atenções da prefeitura. Vamos avaliar os poucos terminais e entender se atendem bem a região. 
Observação: Compreendemos que o terminal Santana do Metrô é muito importante para a região, mas ele será abordado em outra matéria própria para os terminais do Metrô, aguardem.

Terminal Casa Verde.

Terminal Casa Verde - Inaugurado em 1986 como um terminal de transferência entre linhas locais e linhas de trólebus estruturais, este terminal é um dos menores da cidade com três plataformas estreitas e curtas. Embora o tamanho seja bem menor se comparado ao terminal do Cachoeirinha, o terminal da Casa Verde atende principalmente aos bairros do Casa Verde e Limão com suas oito linhas, sendo xx noturnas. Veremos se o tamanho do terminal o prejudica no atendimento a população.
Acessibilidade - O único acesso para pedestres, na Rua Baia Grande, é feito por calçadas simples e sem rampas. No interior do terminal, as faixas de travessia entre as plataformas são elevadas no nível das plataformas para melhor acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes.
Iluminação - Bem iluminada durante o dia, porém a iluminação noturna ainda precisa de melhorias.
Sanitários - Disponíveis para os passageiros no prédio principal do terminal. Simples, mas razoavelmente bem cuidado.
Conservação e limpeza - Mesmo bem antigo, a estrutura ainda aparenta esta conservada e bem cuidada. Com algumas reformas feitas recentemente, o terminal estava bem limpo no dia da visita.
Informações úteis - Totens com informações individuais sobre as linhas, painéis com informações sobre o sistema e anúncios, mas faltaram mais informações sobre linhas e mapa dos arredores.
Bilheteria - Possui uma pequena e simples bilheteria que aparenta estar sempre tranquila com poucos guichês.
Terminal Casa Verde, plataformas.

Maquinas de auto atendimento - Duas maquinas para recarga dos bilhetes além dos pontos de recarga instalados no terminal.
Outros serviços: Caixas eletrônicos 24 horas.
Resumo: Um pequeno terminal localizado no meio do bairro e as margens da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, a estrutura limitada atende de forma razoável a região da Casa Verde. Com poucos terminais implantados ao longo da região norte de São Paulo, faz dessa uma região mal atendida por terminais para estruturar o sistema de forma mais organizada e prática, gerando problemas estruturais como o que ocorre no Terminal Santana do Metrô.

Terminal Cachoeirinha, acesso Sul.

Terminal Vila Nova Cachoeirinha - Inaugurado em 1991 para atender ao também recém inaugurado Corredor de Ônibus Inajar de Souza - Rio Branco - Centro, o terminal concentra boa parte das linhas locais da região da Brasilândia e Cachoeirinha, alem de linhas em direção às estações de metrô e terminais centrais de ônibus. Levando em conta a divisão operacional feita pela SPTrans, este terminal pertence a Área 2 Norte (azul escuro), mas muitas das linhas estruturais e locais pertencem a Área 1 Noroeste (verde claro). Polêmicas a parte, este terminal é muito importante para sua região de atendimento, vejamos se sua infraestrutura atende bem aos mais de 50 mil passageiros por dia.
Acessibilidade - Desde o acesso através da Avenida Itaberaba, onde está localizada a bilheteria, até outro acesso na extremidade do terminal é acessível para todos os passageiros. Ao longo das plataformas e acessos, há rota tátil, faixas de travessia para pedestres rebaixadas, sistemas sonoros de avisos, rampas para acessar as plataformas e sinalização especial. Por fim, é um terminal muito bem acessível para todos, embora precise melhor em alguns quesitos como sinalização.
Iluminação - Durante o dia é muito bem iluminado com luz natural, e nos períodos noturnos o terminal apresenta uma boa iluminação, embora nos túneis de acesso as plataformas estejam visivelmente mal iluminadas.
Sanitários - Possui em grande número, disponível para passageiros e para os funcionários. Mas a conservação dos banheiros públicos deixou a desejar, além do pouco espaço no interior deles.
Conservação e limpeza - Ao longo dos anos vem recebendo reformas e melhorias, as plataformas possuem um bom espaço de espera e painéis com informações, alguns desatualizados. As calçadas das plataformas estavam razoavelmente conservadas e o asfalto dos ônibus em bom estado. A limpeza parece ser feita com regularidade, uma vez que no dia da visita não encontramos lixeiras cheias e sujeiras nas plataformas.
Informações úteis - Painéis digitais individuais para cada linha informando as próximas partidas, alguns com problemas, placas com informações sobre as linhas do terminal que poderia ser melhor, e placas para localização dos arredores.

Terminal Cachoeirinha, acesso Norte e plataformas.

Bilheteria - Mesmo problema encontrado no Terminal Pirituba; por ser um grande terminal e quase único na região, sofre com lotação das bilheterias em quase todos os horários e dias, embora possua muitos guichês e máquinas de auto atendimento.
Máquinas de auto atendimento - Quatro no total, neste dia apenas aceitando cartão de débito como pagamento, mas todas funcionando e vazias, além de pontos de recarga espalhados pelo terminal.
Outros serviços: Caixas eletrônicos 24 horas e quiosques de lanchonetes.
Resumo: Um terminal bem antigo, com seus quase 27 anos, se tornou um imenso pólo de conexões bairro – centro. Sua estrutura atende de forma simples e razoável os passageiros e operadores do sistema, mas sempre podem melhorar o terminal para garantir mais conforto e tranquilidade nas transferências.
Observações: Ao lado do terminal Vila Nova Cachoeirinha, existe uma estrutura instalada para as linhas 2013-10 (Jardim Pery Alto – Cachoeirinha) e 209P-10 (Cachoeirinha – Terminal Pinheiros). A Estação de Transferência foi instalada em meados de 2013 para facilitar as integrações das recém criadas linhas, uma vez que o terminal já existente não comporta mais linhas.



Texto e revisão: Victor Santos e Gustavo Bonfate.

Fotos: Gustavo Bonfate.
Fontes: SPTrans e SPUrbanuss.

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