terça-feira, 2 de outubro de 2018

Novo serviço da CPTM para a Linha 13 Jade

Trem série 9000 operando na linha 13 Jade.
Proximidades de Engenheiro Goulart
Foto: Yuri Gabriel.
Entregue no dia 31 de março, com operação assistida até o final do mês de maio, a linha 13 Jade da CPTM é a mais nova expansão da malha ferroviária, entregue após quase cinco anos em obras desde meados de 2013. Junto com a nova linha, a CPTM iniciaria a circulação no mês de junho, o serviço "Connect", ligando Brás ao Aeroporto-Guarulhos sem a necessidade de baldeação na estação Engenheiro Goulart, compartilhando as vias linha 12 Safira (entre Brás e Engenheiro Goulart). Após muita procrastinação, a companhia confirmou há cerca de duas semanas que no próximo dia 03 de outubro, quarta-feira, o serviço "Connect" realizará suas primeiras viagens comerciais entre Brás e Aeroporto-Guarulhos, sem a necessidade do usuário trocar de linha e trem na estação Engenheiro Goulart. Os horários previstos, para ambos os sentidos, são: de segunda à sexta-feira: às 06h20, 07h00 e às 07h40 (pico da manhã), e às 18h00, 18h40 e às 19h20 (pico da tarde). Aos sábados, haverá apenas três horários inicialmente: às 06h20, às 07h00 e às 07h40. Veja abaixo.
Mapa do novo serviço da linha com o trajeto e horários.
Elaborado por Gustavo Bonfate. (clique na foto para ver maior)
Prevista posteriormente para agosto, já que a data inicial foi cancelada, o novo serviço já era motivo de discussões entre muitas pessoas, sobretudo por ser algo esperado por quem utiliza a linha desde que ela opera comercialmente. Ainda que atrasado, a CPTM já havia cogitado muitas datas desde a inauguração da linha no começo do ano, todas descumpridas por questões técnicas. 
O serviço "Airport Express", esse outro tipo de modalidade da linha, que ligará a estação central Luz à estação Aeroporto-Guarulhos sem paradas intermediárias e com uma tarifa diferenciada (R$ 8,00). Ainda segue com uma data incerta quanto o seu início, porém alguns testes com o trem realizando o trajeto já podem ser notados fora dos horários de pico, com trens das séries 9000 e 9500, oriundos das linhas 11 Coral, 7 Rubi e da própria 13 Jade, respectivamente. 
Série 9500 estacionado em Engenheiro Goulart.
Foto: Yuri Gabriel.
Sendo sempre questionada pela introdução dos novos serviços e sem respostas com uma data concreta, a CPTM estava prevendo inicialmente a operação do serviço "Connect" para o final de agosto, e o "Airport Express", para setembro. Alguns testes, com trens da série 9500, que estão emprestados até a chegada dos novos trens chineses (série 2500), estão sendo realizados entre Luz e Aeroporto-Guarulhos, e também entre Brás e Aeroporto-Guarulhos, sempre fora do horário de pico. Porém, com problemas relacionados a sinalização da linha, as datas foram descumpridas e novamente não confirmaram datas até pouco mais de duas semanas atrás, onde a empresa confirmou a data apenas do serviço "Connect".
Além dos trens realizarem testes realizando os dois trajetos com os trens da série 9500, uma curiosidade chamou a atenção dos usuário e entusiastas: os trens da série 9000, que fazem parte da frota da linha 11 Coral, também foram vistos em testes, o que confirmou que a série faria parte da frota da linha 13. Pouco tempo depois que foram vistos inicialmente, a CPTM colocou a frota para operar na linha Jade, inicialmente com os trens série 9500, e posteriormente somente a série 9000 permaneceu na linha. 
Trem estacionado em Engenheiro Goulart e ao fundo outro da mesma série.
Foto: Yuri Gabriel.
Inicialmente licitados somente para a linha Coral, os trens da série 9000 enfrentam uma grande incógnita quanto ao seu destino. Essa série inicialmente teve problemas ao chegar na companhia, devido a uma falha no projeto de sua construção, ficando dois anos sem rodar (de 2012 à 2014), sendo entregues no ano da Copa FIFA de 2014. Mesmo entregues, ainda havia diversas falhas que até hoje não foram solucionadas. Com a entrada da série 8500 na linha 11 Coral, sua operação começou a ficar mais restrita nos horários de pico e em dias úteis.
Dotados de passagem livre entre os carros, a série 9000 (fabricados pela francesa Alstom) não decepcionam em nada se comparado aos "novatos" da coreana Hyundai-Rotem, fabricante da série 9500, visto que compartilham a “filosofia” adotada a partir da série 8000: Portas com 1,60 m de largura, ar condicionado, passagem livre entre os carros (Gangway), entre outras novidades que vieram embarcados a partir desta série. 
Mapa da linha atualmente.
Foto: Yuri Gabriel.
Com o início das operações do serviço "Connect", esperamos que a linha possa auxiliar mais o deslocamento de mais usuários oriundos de Guarulhos e região, além de funcionários e passageiros do aeroporto mais movimentado do Brasil. Ainda não há, até o momento, uma data definida ou prevista para que a companhia inicie o serviço "Airport Express" que vai, em tese, auxiliar mais aos passageiros do aeroporto, deixando à cargo do serviço parador da linha 13 a demanda da cidade.
Série 9000: "nova" frota da linha 13 até a chegada dos novos trens.
Foto: Yuri Gabriel.
Texto: Yuri Gabriel
Revisão: Victor Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário