terça-feira, 16 de outubro de 2018

Avaliando SP: Terminais de ônibus (Área 6 Sul)

Terminal Parelheiros com a nova cobertura.
Foto: autoria própria.
Concentrando uma boa parte da população da cidade, e sendo também uma área muito extensa, a Área 6 - Sul de operação da SPTrans é atualmente uma região relativamente bem servida pelo transporte, embora esteja saturado. A região é muito conhecida pelos bairros distantes e pelas linhas longas e demandadas, conheceremos hoje os quatro terminais da gigante área 6. Observação: O terminal Santo Amaro, segundo a SPTrans, faz parte da Área 7 Sudoeste da cidade, por isso será mencionado em outra avaliação. 
Acesso do terminal Grajaú.
Foto: autoria própria
Terminal Grajaú - Entregue para a operação em 28 de outubro de 2004, o terminal hoje é um dos principais desta região, seja pelo fato de possuir inúmeras linhas locais que alimentam as linhas troncais, ou pelo fato de ser um terminal integrado fisicamente à estação Grajaú da linha 9 Esmeralda da CPTM (Osasco - Grajaú). O terminal também serve ao corredor Parelheiros - Rio Bonito - Santo Amaro da SPTrans, sendo um eixo muito demandado de transporte. Vamos avaliar esse importante terminal:
Acessibilidade - O acesso pela rua conta com rota tátil e sinalização visual boa. O terminal também conta com escadas rolantes, escadas fixas e um elevador para que o passageiro acesse a estação Grajaú da CPTM. 
Iluminação - Por ter um projeto moderno para um terminal de ônibus, a estrutura aproveita bem a iluminação natural, e durante os períodos noturnos a iluminação também é boa. 
Sanitários - Relativamente conservados pelo fluxo do terminal.
Conservação e limpeza - No dia da visita, o terminal estava em um estado de conservação muito bom, a limpeza também parece ser feita rotineiramente. 
Informações úteis - Como já avaliamos outros terminais, esse quesito quase sempre deixa à desejar. As informações, embora em um bom número, estavam pouco visíveis para os passageiros, mas  ao menos estavam atualizados. Cada linha possui um totem digital (exceto quando são pontos móveis) com as próximas partidas e funcionando bem. 
Bilheteria - Possui alguns guichês para o atendimento ao passageiro, mas no dia havia uma imensa fila para ser atendido. Talvez seja o reflexo da falta de mais máquinas de autoatendimento.
Máquinas de autoatendimento - Haviam duas máquinas de autoatendimento para recarga de bilhetes no interior do terminal, e somente estas. Pelo fluxo de passageiros diários, deveriam ter mais máquinas em outros locais do terminal.
Outros serviços - Máquinas de autoatendimento do Banco 24 horas e quiosques de lanchonetes (em grande número). 
Resumo - Com três plataformas, 36 linhas, sendo oito linhas noturnas e duas intermunicipais, e uma demanda bem alta de passageiros, o terminal é um grande centro de conexões "Tronco-alimentador", onde as linhas de bairro chegam ao terminal e o passageiro se transfere para linhas troncais em direção as estações de metrô ou ao centro, além de também utilizarem a linha 9 Esmeralda. O terminal recebe bem toda essa demanda de um dos distritos mais populosos da capital, talvez seja o melhor da região, embora opere no limite da sua capacidade real. 
Terminal Parelheiros.
Foto: autoria própria
Terminal Parelheiros - Inaugurado em 16 de junho de 2003, o terminal atualmente é o mais distante do centro da capital, cerca de 60 quilômetros da Praça da Sé, e atende aos distritos de Parelheiros e Marsilac, outro distrito ao sul de Parelheiros. O terminal seria ponto final do Corredor Parelheiros - Santo Amaro, porém o corredor em si atende ao bairro apenas pelas faixas "exclusivas" desde o terminal Parelheiros até o terminal Varginha, sendo a partir desse que o corredor realmente começa. Duas curiosidades: o distrito está próximo da Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos e, em tese, não poderia se incentivar a ocupação do lugar. O distrito está a cerca de 20 quilômetros do centro de São Vicente, baixada santista. Em setembro, a prefeitura entregou, após atrasos, a reforma da cobertura do terminal, aumentando a proteção de chuvas. Vejamos como está o terminal após as reformas.
Acessibilidade - Há faixas de pedestres com a guia rebaixada nos arredores do terminal, rota tátil no único acesso e faixas de pedestres para acessar as plataformas bem sinalizada e com guia rebaixada.
Iluminação - Relativamente boa durante os dias, e a noite a iluminação também é boa. 
Sanitários - Conservados e bem sinalizados para o público.
Conservação e limpeza - No dia da visita, fazia um dia após as obras de reforma da cobertura, e havia um pouco de sujeira nas plataformas. 
Informações úteis - Havia placas de posição das linhas em cada plataforma, igual a dos demais terminais. Os totens digitais ainda não haviam sidos ligados, mas cada linha possui o seu.
Bilheteria - Pequena e com poucos guichês, mas sem movimento alto, localizada no acesso do terminal.
Máquinas de autoatendimento - Possui uma única máquina para recarga dos bilhetes, além dos pontos de consulta de saldo.
Outros serviços - Máquinas de autoatendimento do Banco 24 horas. 
Resumo - Atendendo à 12 linhas, o pequeno terminal recebe de forma razoável aos passageiros. Suas três curtas e estreitas plataformas, que recebem desde pequenos ônibus aos ônibus articulados de 18 e 23 metros, não parece receber tantos passageiros vindos dos bairros dentro da Área de Proteção Ambiental. Assim como o terminal do Grajaú, este também opera no limite da capacidade projetada.
Terminal Varginha.
Foto: autoria própria
Terminal Varginha - Entregue em 24 de julho de 2004, o terminal, assim como o de Grajaú e o de Parelheiros, foi projetado para atender ao corredor Parelheiros - Santo Amaro de forma mais eficiente. Recebeu muitas reformas ao longo dos seus 16 anos em operação, mas em breve pode ser transferido de lugar com a chegada da linha 9 Esmeralda da CPTM ao bairro. A nova estação será onde, até 2001, existia uma parada da então extensão operacional da linha C Celeste. Ainda não se sabe o que vai acontecer com a atual estrutura do terminal, mas vamos avaliar como ele recebe hoje os passageiros.
Acessibilidade - Rota tátil desde os acessos, faixas de pedestres com guia elevada, e sinalização visual e sonora boas, o terminal é muito bom neste quesito. Por ser ao nível da rua, não possui rampas ou escadas. 
Iluminação - Aproveita bem a iluminação natural graças as suas laterais vazadas, e durante as noites o terminal é bem iluminado. 
Sanitários - Bem conservados e limpos para tantas pessoas que circulam pelo terminal. 
Conservação e limpeza - Durante os anos, o terminal passou por algumas reformas e hoje parece está muito conservado e bem limpo. 
Informações úteis - Todas as plataformas possuem placas com informações das linhas e algumas notícias, embora em pouco número. As linhas também possuem os totens digitais, todos funcionado.
Bilheteria - Localizada no acesso do terminal, a bilheteria possui poucos guichês, mas não havia fila no dia da visita. 
Máquinas de autoatendimento - No dia da visita, haviam quatro máquinas de recarga dos bilhetes, todas funcionando e aceitando dinheiro em espécie ou cartão de débito.
Outros serviços - Máquinas de autoatendimento do Banco 24 horas e quiosques de lanchonetes.
Resumo - Com quatro plataformas, 36 linhas municipais, sendo duas noturnas de passagem, o terminal atende muito bem aos moradores dos bairros afastados da cidade. Os três terminais dessa área operacional são atendidos pelo corredor Parelheiros - Santo Amaro, e é por ele que as linhas troncais destes terminais são beneficiadas com uma boa velocidade comercial e melhor segregação. Há projeções da construção de novos terminais na região, mas o que realmente deve sair do papel é o futuro novo terminal do Varginha, anexo à também futura estação Varginha da CPTM.

Confira outras avaliações do Blog: Terminais da Área 1 Noroeste, Área 2 Norte, Área 3 Nordeste, Área 4 Leste, e Área 5 Sudeste.
Dia da visita: 26 de setembro de 2018.

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