quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Avaliando SP: Terminais de ônibus (Área 5 - Sudeste)

Englobando parte da Zona Leste de São Paulo e uma parcela da Zona Sul, o lote da Área 5 - Sudeste da SPTrans é hoje uma grande área operacional, relativamente tranquila e bem servida de sistemas de transportes. Seja por trem com a linha 10 Turquesa da CPTM, ou pelas linhas do Metrô com as linhas 1 Azul, 2 Verde e 15 Prata. Contudo, quando se trata da infraestrutura municipal, a área possui apenas três terminais municipais, sendo um em obras desde 2013. Vamos conhecer hoje os terminais municipais da Área 5 Verde Escuro. Observação: já explicamos o porquê o terminal São Mateus não aparecerá nesta reportagem.
Terminal Sacomã. No piso inferior as plataformas das linhas comuns.
No piso superior, as plataformas do Expresso Tiradentes.
Foto: Gustavo Bonfate.
Terminal Sacomã - Entregue para operação em 8 de março de 2007, o terminal faz parte do projeto Expresso Tiradentes, antigo Fura-Fila, e tornou-se um imenso ponto de transbordo entre as linhas locais, linhas intermunicipais da EMTU-SP, para as linhas troncais e para o corredor do Expresso Tiradentes. Ficou abandonado por anos juntamente com toda a estrutura do antigo Fura-Fila ao longo das avenidas do Estado e Juntas Provisórias. Localizado na rua Bom Pastor, n°3000, contando com nove plataformas, 33 linhas e uma demanda de cerca de 60 mil passageiros por dia útil (média), o terminal é um grande centro de conexões e destino ou origem de muitos passageiros, uma vez que o distrito também é um grande pólo de atração comercial e residencial. Uma curiosidade é que no terminal há máquinas que realizam a integração tarifária entre os bilhetes BOM (Bilhete Único Metropolitano) e o Bilhete Único municipal de São Paulo. O passageiro pode utilizar os ônibus intermunicipais até o terminal, realizar essa transferência tarifária no próprio terminal, e depois seguir viagem pelas linhas municipais, e vice-versa. Vejamos se atende bem a grande demanda dos passageiros.
Acessibilidade - Um terminal relativamente novo que conta com todos os itens de acessibilidade como escadas rolantes, escadas fixas com corrimão com sinalização especial, rota tátil em todo o terminal, elevadores, rampas nos acessos, avisos sonoros e visuais, além da faixa de travessia dos pedestres com guia rebaixada. Realmente atende bem a este item.
Iluminação - Boa iluminação diurna com entrada para luz natural, e a iluminação noturna é muito boa.
Sanitários - Relativamente conservados e bem localizados, atrás da administração do terminal, no mezanino. Será que é muito complicado conservar um banheiro?
Conservação e limpeza - Embora os acessos estivessem sujos no dia da visita, o terminal em si é relativamente bem cuidado e conservado, mesmo após 11 anos em operação.
Informações úteis - Todas bem instaladas nas plataformas e mezanino, poderiam ser melhor, mas estão boas. Totens digitais para a maioria das linhas, sempre em bom funcionamento.
Bilheteria - Sempre movimentada, mas também sempre com apenas duas ou três atendentes dos diversos guichês existentes. Havia um quiosque do cartão BOM de frente com a bilheteria, mas foi retirado há pouco tempo. Uma dica? Use as máquinas se estiver com pressa.
Máquinas de autoatendimento - Localizadas de frente com a bilheteria, possui um bom número de máquinas, embora poderiam ser em maior quantidade e mais espalhadas. Há pontos de recarga e consulta próximos também.
Outros serviços - Quiosques de lanchonetes e caixas eletrônicos 24 horas (em grande quantidade).
Resumo - Um bom terminal, conservado, de fácil acesso, e excelente para realizar transferências entre linhas e para o Metrô através de uma passarela de acesso a estação Sacomã da linha 2 Verde. Não me recordo se o terminal já passou por reformas pesadas nos últimos anos, mas a estrutura e todo o restante realmente agradam funcionários e passageiros.
Vista geral do terminal Sapopemba.
Foto: Gustavo Bonfate.
Terminal Sapopemba/Teotônio Vilela - Em 11 de outubro de 2006, cinco meses antes do terminal Sacomã, era inaugurado o terminal Sapopemba para dar auxílio as conexões das linhas locais para as linhas troncais e ao futuro Expresso Tiradentes. Localizado nos cruzamentos da avenida Sapopemba e Arquiteto Vila Nova Artigas, o terminal recebeu uma boa parte de linhas que originalmente seguiam direto para o centro e por isso sempre foi esperado uma grande demanda. Mesmo com o cancelamento da extensão do Expresso Tiradentes até São Mateus e Cidade Tiradentes, o terminal atende ao extenso e populoso distrito da zona leste paulistana. Espera-se que ainda em 2018, talvez, haja a integração física entre o terminal e a futura estação Sapopemba da linha 15 Prata do Metrô (monotrilho). Com cinco plataformas, 13 linhas (diurnas e noturnas), e uma demanda de cerca de 10 mil passageiros, será que ainda é um bom terminal mesmo após quase 12 anos?
Acessibilidade - Desde o único e principal acesso, o passageiro conta com rampas, escadas fixas bem sinalizadas, faixas de travessia com guia rebaixada e boa sinalização visual e sonora.
Iluminação - Muito boa nos dois períodos do dia, sobretudo nos períodos noturnos.
Sanitários - Relativamente bem conservados e limpos, nada de muitos problemas.
Conservação e limpeza - Muito bem conservado na estrutura e plataformas, além de uma boa limpeza. Contudo, estava um pouco sujo de poeira devido das obras para o futuro acesso à estação do monotrilho.
Informações úteis - Todas as placas estavam atualizadas com as informações sobre linhas e notícias no geral do sistema. Há totens digitais individuais para cada linha, todos em boas condições.
Bilheteria - Localizada no acesso do terminal, havia um bom número de guichês, mas poucos funcionários.
Máquinas de autoatendimento - Somente duas para todo o terminal, todas próximas do acesso e aceitando dinheiro em espécie ou cartão de débito. Também há pontos de consulta de saldo e recarga em alguns locais.
Outros serviços - Quiosque de lanchonete e caixas eletrônicos 24 horas.
Resumo - Outro importante terminal para o imenso distrito, embora pareça subutilizado se comparado ao tamanho do bairro, aparentemente atende muito bem aos usuários do sistema e aos funcionários. Conservado, bem limpo e tranquilo no dia da visita, se espera que o movimento aumente ainda mais com a inauguração da nova estação que terá um dos acessos para o terminal.
Terminal Sul da Vila Prudente. Apenas uma linha opera no terminal.
Foto: Autoria própria (Victor Santos).
Terminal Vila Prudente - Em obras desde 2013 para a construção de um novo complexo, o terminal do distrito da Vila Prudente foi inaugurado originalmente em abril de 1980 para atender ao também recém inaugurado corredor Paes de Barros (veja mais sobre o corredor aqui). A antiga estrutura, hoje completamente demolida, era acanhada e pequena, mas atendia muito bem ao baixo número de passageiros na época. Foi fechado em 2013 para a construção de um novo, denominado hoje de "terminal Norte", que nada tem a ver com a antiga estrutura e abriga hoje apenas a linha 3160-10 Terminal Vila Prudente - Terminal Parque Dom Pedro II (veja mais sobre dela aqui). Por fim, passados cinco anos, as obras ainda não terminaram, sendo que apenas o terminal Norte e o terminal Sul, inaugurado recentemente com apenas um linha, estão operando, enquanto o terminal Central ainda não tem previsão de inauguração. Vamos tentar avaliar neste caso o que já está em operação e entregue aos passageiros, ou pelo menos tentar, afinal é difícil avaliar algo incompleto.
Acessibilidade - Tanto o terminal Sul quanto o terminal Norte possuem rota tátil, mas somente o terminal Sul possui um acesso a passarela que interliga os dois lados da avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello e a estação Vila Prudente. O terminal Norte possui apenas uma rota tátil que liga o terminal à uma faixa de travessia que possibilita o passageiro a atravessar uma movimentada rua para enfim acessar a passarela. Ponto bem negativo a estrutura que não possui se quer avisos sonoros ou placas mais visíveis.
Iluminação - Relativamente boa durante os dias, mas bem ruim durante às noites.
Sanitários - Não possui em nenhum dos dois terminais entregues, nem para os passageiros e muito menos para os funcionários das empresas de ônibus.
Conservação e limpeza - Embora na visita estava relativamente limpo, quando foi entregue o terminal Norte, acabou virando um "abrigo" aos moradores de rua por não possuir nenhum controle de acesso ou funcionário cuidado da estrutura, e sempre era possível ver sujeira no terminal. Embora seja nova e não possuir grandes problemas, em dias de chuva já se percebeu os problemas de projeto em ambos os terminais.
Informações úteis - Nada além de placas indicativas para os acessos ao metrô e aos demais terminais. Para as linhas, apenas um totem estático com informações bem básicas (dias de operação e horários).
Bilheteria - Somente a bilheteria do Metrô, mas somente para compra de bilhetes para o Metrô mesmo.
Máquinas de autoatendimento - Apenas no mezanino da estação Vila Prudente da linha 15 Prata, e no acesso da estação Vila Prudente da linha 2 Verde. Além das máquinas, também pontos de consulta e recarga em ambas as estações. Nos terminais mesmo, nada. 
Outros serviços - Não possui.
Resumo - O que parece aos passageiros é que o projeto do novo completo do terminal Vila Prudente não foi pensando em integrar todas as linhas, atuais e futuras, mas sim apenas construir locais para abrigar as linhas. Mesmo que não tenha sido inaugurado por completo, faltou pensar mais no conforto dos passageiros e funcionários, sobretudo para os que usam o terminal Norte. Os moradores do distrito aguardam a entrega do terminal a no mínimo cinco anos, mas talvez já tenham percebido os erros no projeto antes mesmo da inauguração.
Em primeiro plano, o terminal Sul. Ao fundo, a estação Vila Prudente
do monotrilho e logo abaixo dela o terminal central.
Foto: Autoria própria (Victor Santos).
Fontes: SPTrans, SPUrbanuss e Plamurb.

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