quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estação de Transferência Água Espraiada

Estação de Transferência (E.T.) Água Espraiada 

Com quase sete meses de atraso, no ultimo sábado (16) foi inaugurada a Estação de Transferência Água Espraiada que servirá ao corredor de ônibus Berrini, inaugurado em dezembro de 2015. A estrutura está localizada logo abaixo da Ponte Octávio Frias de Oliveira (Complexo Viário Real Parque), a Ponte Estaiada de São Paulo, Itaim Bibi na região sul da cidade.
Diferentemente das demais estruturas na cidade como a Estação de Transferência Itaquera, Conexão Petrônio Portela e Conexão Vila Iório, a E.T. Água Espraiada possui além dos sanitários que servem aos passageiros, também possui a bilheteria para recarga de bilhete único. A estação também possui segurança, fiscais da SOCICAM e das empresas de ônibus.
O Blog Metrópole SP visitou a estrutura em dois períodos: uma visita no pré pico da tarde na segunda feira. E uma visita no pós pico da tarde na terça feira. Em ambas as visitas, não foram constatadas filas ou lotação nos pontos e ônibus que atendiam a estação, inclusive na segunda visita algumas linhas estavam saindo sem passageiros e nem se quer formou-se filas nos pontos. Aparentemente os usuários ainda estão se informando sobre a mudança já que as linhas 517J-10, 607G-10, 607M-10, 7600-10 e N633-11 tiveram alterações para atender a nova estrutura.  Além das alterações nessas linhas, outras linhas também passaram a atender de passagem á estação: 5154-10 648P-10, 675N-10, 677A-10, 709P-10 e 7710-10 que saem da Avenida Nações Unidas (Marginal Pinheiros) e acessam o corredor Berrini.
Estação conta com 5 plataformas.
Foto: Yuri Gabriel.

Estrutura

Bem iluminada nas plataformas 1, 2 e 3, e pouco iluminada nas plataformas 4 e 5 que ficam na outra extremidade da estação. Não é difícil observar que a estação de transferência aproveitou e muito a estrutura da Ponte Octávio Frias de Oliveira, pois os mapas da estação estão fixados neles. Mesmo sendo coberta pela ponte, a estação possui as coberturas nos pontos iguais aos instalados no corredor Berrini, ou seja, nada de diferente na estação. Alias o principal ponto negativo da estação é a falta de sinalização interna, pois mesmo contendo os mapas da localização das linhas, na possui indicações para os sanitários, acessos as avenidas ou ruas, nem mesmo para a administração ou bilheteria.
Mesmo tendo sido inaugurada, pode-se perceber que a estrutura ainda precisa de ajustes e concluir alguns pontos como a rota tátil em uma das plataformas. A estação possui 5 plataformas, sendo que as plataformas 4 e 5 são para as linhas de passagem e ficam localizadas do lado oposto da Avenida Doutor Chucri Zaidan, ao lado da ETEC Jornalista Roberto Marinho.
Iluminação é um fator positivo na estação.
Foto: Gustavo Bonfate.
O projeto original da estação não considerou a operação dos articulados de 23 metros, os Superarticulados, e a SPObras foi criticada pelo erro do projeto. As obras para “consertar” o erro de projeto foram concluídas pouco tempo antes da inauguração parcial para que veículos maiores possam operar sem grandes dificuldades na estação.
A implantação da estrutura foi dividida em duas fases: A fase 1 foi a inauguração da estação e a realocação das linhas atuais. A fase 2, que foi anunciada no site da SPTrans por meio do “newsletters” e logo após foi retirada, inclui a criação de duas novas linhas e a realocação da atual 756A-10 para dentro da estação. Essa segunda fase usaria os pontos 4, 5 e 7 das plataformas 2 e 4 que hoje estão sem linhas.
Painel de "Informação" da linha.
Foto: Yuri Gabriel.

Conexão com a Linha 17 Ouro

Ao lado da estação de transferência, está em obras, ou quase isso, a futura Estação Chucri Zaidan da futura Linha 17 Ouro do Metrô. Segundo os projetos da estação, a ligação entre o terminal e a estação seria feita por um acesso do lado direito do terminal, na Avenida Jornalista Roberto Marinho.

A iniciativa da prefeitura foi boa, criar estações de transferência sempre melhora a viagem dos passageiros, principalmente se houver planejamento e remanejamento das linhas. A estação de transferência, mesmo que atrasada, veio com o intuito de atender ao Corredor da Berrini e facilitar a transferência entre linhas. Porém, ainda tem alguns pontos a acertar na estação, principalmente em relação a sinalização e informação da estação. Uma sugestão seria o atendimento da linha 376 TRO (Terminal Diadema - Brooklin) que passaria a ter seu ponto final dentro da estação. Atualmente a linha opera em sistema circular no corredor Berrini, e perdeu o ponto final próximo da Estação Berrini da CPTM.
Localização das linhas na estação e mapa dos arredores.
Foto: Gustavo Bonfate.

Linhas que fazem ponto final ou inicial na Estação de Transferência:

517J-10 (Jardim Selma - E.T. Água Espraiada via Avenida Roque Petroni Júnior) - Antiga Jd. Selma - Shopping Morumbi.
607G-10 (Metrô Conceição - E.T. Água Espraiada via Moema) - Antiga Metrô Conceição - Shopping Morumbi Circular.
607M-10 (Terminal Grajaú - E.T. Água Espraiada via Avenida do Rio Bonito) - Antiga Terminal Grajaú - Shopping Morumbi.
7600-10 (E.T. Água Espraiada - Estação Armênia via Avenida 9 de Julho) - Antiga Berrini - Estação Armênia.

Linhas que atendem de passagem á Estação de Transferência (Plataforma 4, ponto 8):

5154-10 (Terminal Santo Amaro - Terminal Princesa Isabel via Av. Brigadeiro Luís Antônio)
648P-10 (Terminal Capelinha - Terminal Pinheiros via Av. Eng°. Luís Carlos Berrini)
675N-10 (Terminal Santo Amaro - Metrô Ana Rosa via Avenida Ibirapuera)
677A-10 (Terminal Jardim Ângela - Metrô Ana Rosa via Parque do Ibirapuera)
709P-10 (Estação Santo Amaro/Av. Guido Caloi - Terminal Pinheiros via Av. Eng°. Luís Carlos Berrini)
N633-11 (Metrô Jabaquara - Shopping Morumbi Circular) - Atende de passagem nas plataformas 1 (Ponto 1 sentido Metrô Jabaquara) e plataforma 3 (Ponto 6 sentido Shop. Morumbi)

Observação: Todas as linhas de passagem na plataforma 4 atendem a Parada Jornalista Roberto Marinho C/B do Corredor Berrini no sentido centro e no sentido bairro.

Linhas que atendem a Parada Jornalista Roberto Marinho, próximo da Estação de Transferência (Corredor Berrini): 

5154-10 (Terminal Santo Amaro - Terminal Princesa Isabel via Av. Brigadeiro Luís Antônio)
607C-10 (Jardim Miriam - Itaim Bibi via Avenida Cupecê)
648P-10 (Terminal Capelinha - Terminal Pinheiros via Av. Eng°. Luís Carlos Berrini)
675N-10 (Terminal Santo Amaro - Metrô Ana Rosa via Avenida Ibirapuera)
677A-10 (Terminal Jardim Ângela - Metrô Ana Rosa via Parque do Ibirapuera)
677A-23 (Brooklin - Terminal Jardim Ângela via Av. M'Boi Mirim) - Somente pico da tarde.
709M-10 (Terminal Santo Amaro - Terminal Pinheiros via Av. Eng°. Luís Carlos Berrini)
709P-10 (Estação Santo Amaro/Av. Guido Caloi - Terminal Pinheiros via Av. Eng°. Luís Carlos Berrini)
7245-10 (Terminal Santo Amaro - Hospital das Clínicas via Av. Rebouças)
7710-10 (Terminal Guarapiranga - Metrô Ana Rosa via Parque do Ibirapuera) - Somente dias úteis.
6414-10 (Socorro - Terminal Bandeira via Av. 9 de Julho)
376 TRO (Terminal Diadema - Brooklin via Av. Cupecê) - Linha do Corredor Metropolitano.

Observação: As linhas 280 TRO e 280 BI1 atendem as paradas do lado direito da avenida pois são linhas seletivas da EMTU/SP.


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