CPTM: Trem Série 8500
8500 passando na região de Vila Matilde. Foto: Yuri Gabriel
No dia 06 de julho, por volta das 11h00, foi entregue a composição H516. O primeiro trem novo partiu da Estação Luz, com a presença do governador Geraldo Alckmin entre outras autoridades do alto escalão da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), rumo ao extremo da Zona Leste da capital paulista, a estação Guaianases.
A série de trens 8500 faz parte do plano de modernização da frota de trens metropolitanos, sendo 65 composições comprados pela CPTM divididos em 2 lotes: 35 trens, da série 8500, serão fabricados pela espanhola CAF, com a fábrica localizada em Hortolândia-SP e 30 trens, da série 9500, construídos pela Coreana Hyundai-Rotem, com a fábrica localizada em Araraquara-SP.
Projetado e construído pela Espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles - vulgo “CAF”(cuja tradução significa - Construção e Auxiliar de Ferrovias), as composições série 8500 possuem 8 carros que dispõem de um amplo espaço interno, carros com passagem Open Gangway (isto é, para trocar de carro, não é necessário sair do trem como em outras composições), monitores LCD que informam aonde o trem se encontra, câmeras de monitoramento por dentro dos carros, além de um novo Layout dos bancos visa o conforto dos passageiros.
Câmeras nos primeiros , terceiros , sextos e oitavos carros dos 8500 auxiliam o maquinista no lugar dos "retrovisores".
Foto: Gustavo Bonfate.
Mapa contendo as seis linhas administradas pela CPTM. Ao questionar a companhia , a CPTM informa que todas as composições tem capacidade para rodar em qualquer linha.
Foto: Gustavo Bonfate
Monitores LCD informam em qual trecho o trem se encontra. Foto: Gustavo Bonfate.
Passagem livre entre os vagões, maior espaço interno com um ambiente um pouco mais claro e novo layout dos bancos garante o conforto dos usuários. Foto: Yuri Gabriel.
Para o maquinista, câmeras localizadas no primeiro, terceiro, sexto e oitavo carro, substituem os "retrovisores" que vieram embarcados em frotas anteriores. A biometria é uma inovação, o trem só se movimente caso o maquinista esteja cadastrado para operar o trem. Outra "novidade" embarcada no novo trem é a utilização dos faróis de LED, que garante maior visibilidade durante a noite.
Cabine da série 8500. Através das setas, é possível ver o sensor biométrico e o monitor LCD, para o maquinista acompanhar o embarque e desembarque. Foto: Yuri Gabriel
Faróis de LED garantem uma maior visibilidade aos maquinistas durante anoite.
Foto: Yuri Gabriel
Podemos notar uma máscara frontal maior do que comparado aos seus irmãos 7000/7500/8000,"escondendo" os equipamentos de AC que vão ao teto. Foto: Yuri Gabriel.
Carro da série 8500 ainda em processo de montagem para ser entregue a CPTM.
Foto: Ricardo Guimarães.
Esse trem servirá, inicialmente, a linha 11-Coral que faz a ligação entre a capital paulista e o município de Mogi das Cruzes. Atualmente essa é a linha com maior carregamento, levando cerca de 600.000 passageiros por dia. O novo trem atende o trecho de maior carregamento da linha entre Luz e Guaianases.
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