terça-feira, 27 de setembro de 2016

Metrô 24 Horas em São Paulo, será que vira?

Uma grande polemica paira sobre os grupos de transportes e a sociedade como um todo, falando sobre Metrô 24 horas em São Paulo. Será que realmente é necessário?

Trem da Frota D alinhado na Estação Ana Rosa
Fonte: Gustavo Bonfate.

Atualmente São Paulo possui uma rede de pouco mais 70 km de metrô distribuídas em 5 linhas. Linha 01-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), Linha 02-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente), Linha 03-Vermelha (Corinthians Itaquera-Palmeiras Barra Funda), Linha 04-Amarela (Butantã-Luz) e Linha 05-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro). O funcionamento do metrô de domingo a sexta se dá no intervalo das 04h40 até pouco depois da meia noite, variando de estação para estação e aos sábados das 04h40 as 01h00 da amanhã de domingo. 
Malha Metroferroviária Paulistana.

No intervalo entre Meia noite e 04h40, é realizado o serviço de manutenção de via. Nessa manutenção, são realizadas analises de trilhos, dormentes, soldas, verificação de falhas ocorridas durante a operação e manutenção dos TUEs (Trem Unidade Elétrico). Para que seja feito tudo com muito cuidado e cautela, as vias são interditadas e desenergizadas. Logo fica restrita a circulação de trens.
Equipes de Manutenção do Metrô.

Nos pós meia noite, ainda há diversas pessoas que precisam se locomover pela cidade. São várias pessoas que estão voltando para casa após o serviço, após a faculdade, pessoas que tem necessidades pontuais e que necessitam da malha metroferroviária. Para suprir essa ausência do Metrô, justificada claramente, a prefeitura de São Paulo readequou o sistema de ônibus noturno, fazendo o mesmo trajeto do Metrô nas 5 linhas. O grande problema é a segurança pública em ficar nos pontos de ônibus aguando os coletivos. 


Linhas que suprem as linhas de Metrô na madrugada.
Fonte: Gustavo Bonfate.

Diagrama das linhas de ônibus que cobrem a malha metroferroviária.
Fonte: Gustavo Bonfate.
Fora do Brasil, existem sistemas de trens que operam 24 horas. Contudo alguns fatores precisam comparados:

- Desenho da malha metroferroviária
Em vários lugares onde há metrô 24 horas, a quantidade de linhas e estações no sistema são muito grandes e com isso há a possibilidade de interdição de uma linha e o usuário se dirigir a outra linha que fique próxima, sem grandes dificuldades. Esse sistema é chamado de rede, onde na ausência de uma linha, outra pode supri-la, como é o caso do metrô de Nova Iorque. No caso de São Paulo, temos linhas radiais, que ligam extremo ao Centro com poucas conexões. Um caso interessante é a linha 01-Azul, se um dia ela for interditada entre Jabaquara e Vila Mariana, não há outra alternativa, via trilhos, para a pessoa se locomover. 


Malha metroferroviária de Nova Iorque.

- Vias para a circulação dos trens
Na concepção do projeto, deveriam ser previstas três vias para a circulação dos trens. Uma em cada sentido e a terceira em suporte para eventuais falhas ou para serviços diferenciados como trens com viagens expressas. No sistema paulistano, são somente duas vias, um sentido Barra Funda e outro sentido Itaquera, como na linha 03-Vermelha. Os novos projetos, como da linha 06-Laranja, continua com a mesma concepção somente duas vias.


Trecho de via subterrâneo da linha 04-Amarela.
Fonte: Odebrecht

Tendo exposto os argumentos citados acima, vejo que a ideia de Metrô 24 horas acaba sendo uma ilusão alimentada por diversas pessoas. Todos têm o direito de falar o que desejam sobre o assunto, porem os argumentos de ambas partes devem ser trazidos à tona. Para suprir essa demanda que necessita do transporte no período noturno, existem ônibus municipais que fazem o trajeto do metrô. 

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