terça-feira, 4 de outubro de 2016

Mudanças Operacionais nos trens do Metrô SP e CPTM

Mudanças Operacionais nos trens do Metrô SP e CPTM

Visando a atender as necessidades operacionais, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) estão realizando pequenas mudanças em sua frota operacional. Confira algumas delas, lembrando que, este artigo trata das mudanças datadas até o dia 02 de outubro de 2016.

  • CPTM


Transferência dos trens série 2000 para a Linha 12-Safira e a volta dos trens série 7000 para a Linha 11-Coral (Expresso Leste)
Trem da série 2000 operando na L12-Safira da CPTM. 
Foto: Yuri Gabriel.

Desde a introdução dos composições série 8500 na Linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianases), alguns trens da série 2000 foram adaptados com mapas que contem todas as linhas da CPTM, com a instalação de estribos e redistribuídos para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Com isso, algumas composições da série 7000 foram realocadas para a Linha 11-Expresso Leste.

Realocação da série 7000 da L12 Para a L11-Coral (Extensão e Expresso Leste)
Trem da série 7000 operando na L11-Expresso Leste, partindo da estação Brás.
Foto: Yuri Gabriel.

Algumas composições da série 7000 que rodavam somente em raras ocasiões (em horários de pico na maioria das vezes), agora compõem a frota operacional da Linha 11-Coral Expresso Leste durante todo o dia. Vale ressaltar que os trens da série 7000 nunca deixaram de operar no Expresso Leste. Mas desde a introdução das composições série 9000 em 2014, suas aparições na linha tinham se tornaram raras.
Desde o incidente na subestação de Calmon Viana, que prejudica até os dias de hoje a operação da Linha 11-Extensão Operacional (Guaianases-Estudantes), cerca de 5 trens da série 7000 foram realocados da Linha 12-Safira para ajudar na operação. Em troca, alguns trens da série 4400 foram para a Linha 12-Safira. Essas composições rodavam em um tempo não muito distante na Linha 11-Expresso Leste, e são distinguíveis por não terem estribos, e também por terem os mapas das linhas 11 e 12 da CPTM, ou seja, são intercambiáveis.

Introdução de mais dois Trens da série 8500 na L7-Rubi.
Composição H508 Dando entrada na estação Luz. 
Foto: Yuri Gabriel

Mais duas novas composições da série 8500 foram introduzidas na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). As composições H536 & H568 (Respectivamente 109º e 110º trens novos) se juntaram a composição H508. Segundo a CPTM, serão 19 trens novos na Linha 7-Rubi que substituirão principalmente os trens da série 1100, que estão em operação desde 1957.
Com a introdução destes novos trens, a L7 hoje passa a contar com 11 composições dotadas de ar-condicionado. Sendo elas:

- 5 composições da Série 7000,
- 4 composições da Série 3000,
- 3 composições da Série 8500.

  • METRÔ


Transferência da frota L da Linha 03-Veremelha para a Linha 01-Azul
Composição L31 Dando entrada na estação Patriarca. 
Foto: Yuri Gabriel

Desde a metade do ano passado, os trens da frota L do metrô aos poucos têm sido deslocados para a Linha 01-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), em decorrência da transferência dos trens da frota G que operava na Linha 02-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) para a Linha 03-Vermelha (Itaquera-Barra Funda). Atualmente restam apenas duas composições da frota L em operação na Linha 03-Vermelhas: composições L31 (Foto) e a L32.

Transferência da Frota G para a L3-Vermelha
G225 Dando entrada na estação Carrão. 
Foto: Yuri Gabriel

A frota G, entregue em 2009, começou a rodar na Linha 02-Verde do metrô. Porém, desde 2012, duas composições foram deslocadas para a Linha 03-Vermelha para cobrir os trens do Metrô que iam para a reforma. Desde então, aos poucos, todos os trens da frota G serão realocados para a Linha 03-Vermelha, devido à configuração de portas largas (um item importante para a Linha 03-Vermelha) e Ar Condicionado. Outro fato é que a Linha 02-Verde opera com o novo sistema de sinalização, o CBTC (Controle de Trens Baseado em Telecomunicação), sistema cujos trens reformados do metrô vêm “embarcados”. Por este fator, a Linha 02-verde está recebendo quase todos os trens que chegam da reforma, pois os mesmos não contam com o ATO (Automatic Train Operation), o que impedem dos mesmos rodarem na Linha 01-Azul e Linha 03-Vermelha do Metrô.

Em breve viremos mais com mais novidades das movimentações de trens pelas linhas do Metrô e CPTM.

Texto: Yuri Gabriel Silva Higino.

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