terça-feira, 18 de julho de 2017

Linha 3160: A primeira da nova fase dos trólebus

Trólebus Busscar na Parada Juventus. (Acervo Próprio).
Muito se discute em fóruns, audiências púbicas e nas redes sociais sobre a tecnologia limpa nos transportes coletivos e como podemos solucionar a velha "briga" entre custo-benefício e lucro. Mas a verdade é que no passado o benefício para os passageiros e para a população geral era levada um pouco mais a sério do que nos dias atuais. Por isso, surgiu o Projeto SISTRAN – Sistema de Transportes Integrado, sob comando da CMTC – Companhia Municipal dos Transportes Coletivos, e ideologia do então Prefeito Olavo Setúbal, um grande entusiasta dos trólebus. Dentro desse grandioso projeto surgia a implantação dos corredores exclusivos de ônibus, que seriam predominantemente operados por trólebus novos em linhas expressas e paradoras. O primeiro deles seria o Corredor Paes de Barros, inaugurado em 1980 e a partir da experiencia adquirida através da implantação dele, outros corredores e novas ideologias surgiam para a melhoria dos transportes. Junto ao corredor, surgiu a primeira linha da nova fase do sistema: A 3160-10 Terminal Vila Prudente – Praça Clóvis, que liga o bairro da Vila Prudente ao centro, cruzando com o bairro da Mooca e atendendo toda a extensão do corredor.
Trólebus Ciferal estacionados no ponto inicial da linha, 1980.
(Foto: Allen Morrison)
Criada em abril de 1980, a linha é uma das mais tradicionais da cidade, e é conhecida por ser a única linha de trólebus que atende um corredor importante da capital, já que durante a retirada de boa parte das linhas de trólebus entre 2002 e 2004, linhas como 6500-10 e 9300-10 que atendiam os corredores de Santo Amaro e Casa Verde respectivamente foram desativadas para trólebus. A linha 3160 resistiu ao sucateamento dos trólebus e hoje serve de exemplo para muitos que não acreditam no potencial que os trólebus podem trazer a um bairro ou cidade. Uma curiosidade é que durante as obras de construção do corredor para os trólebus na região, muitos moradores foram contra essa mudança pois eles acreditavam que o número de trólebus disponíveis para a linha seria insuficiente. Logo após o início das operações, esses mesmos moradores deslumbraram os benefícios dos trólebus da linha 3160 como o baixo ruído, boa frequência entre os ônibus, segregação para os mesmos, além do benefício ambiental com zero emissão de partículas de CO2.
Inicialmente quem operava a linha era a própria CMTC – Garagem Tatuapé, e após a privatização da mesma, a linha foi operada pela Eletrobus (Lote 68) que assumiu parte das linhas, a garagem e ônibus que eram da CMTC em 1994. Com a chegada dos anos 2000, veio também a nova gestão que licitou os transportes de São Paulo por consórcios e áreas de operação, fazendo as antigas empresas se organizarem. 
Trólebus da 3160 na região da Praça da Sé.
Créditos ao autor.
A Eletrobus, até então operando com os trólebus nas zonas norte, leste e oeste, foi extinta e quem assumiu a operação, tanto da garagem quanto dos trólebus e linhas foi a Himalaia Transportes LTDA. Durante essa época, a linha foi alterada em seu itinerário, passando a fazer ligação direta com a Praça Clóvis, sem passar pelo Terminal Parque Dom Pedro II como até então era feito. Para esse atendimento, foi criada a linha do tipo Retorno 3160-21 Terminal Vila Prudente – Terminal Parque Dom Pedro II, que posteriormente foi desativada, restando somente a linha base. Algum tempo depois a linha passou a ter denominação de Praça da Sé, e logo depois passou a fazer ligação entre o Termina Vila Prudente ao Terminal Parque Dom Pedro II, sem atender a Praça da Sé e fazendo ligação entre terminais.
Trólebus Marcopolo no antigo Terminal Vila Prudente.
Créditos ao autor.
Em 2010, a empresa Himalaia é absorvida pela Empresa de Transportes Coletivos Novo Horizonte, deixando somente as linhas de trólebus e algumas linhas convencionais com a nova empresa Ambiental Transportes, do Grupo Ruas, em 2011. Com isso, começou a acontecer uma nova fase para os trólebus, com novos veículos adquiridos e a aposentadoria dos antigos, os Marcopolo Torino GV, únicos da geração antiga em operação na época. Em 2013, todos esses trólebus, incluindo os dois únicos trólebus articulados da capital, foram desativados com pouco mais de 10 anos de uso, embora os articulados fossem fabricados na década de 1980 e reencarroçados em meados de 1990. No lugar, vieram 79 novos trólebus para todas as linhas fabricados pela CAIO e com chassis Mercedes-Benz e motor WEG/Eletra, fabricados entre 2011 e 2012, que operam na linha desde então junto com os trólebus de 15 metros de três eixos fabricados também pela CAIO e chassis Scania com motor WEG/Eletra, fabricados entre 2012 e 2013.
Atual trólebus da linha, fabricados pela Induscar/CAIO.
Acervo próprio.
A linha até fevereiro de 2015 operada junto com algumas linhas da capital no sistema 24 horas, com partidas além da meia-noite e intervalos em torno de uma hora durante a madrugada. Normalmente a linha era muito usada por passageiros que tinham como destino o centro ou as diversas moradias, bares e salões de festas que a linha atende ao longo da rota. Desde fevereiro de 2015, a linha passou a atender somente até às 23h30, deixando o trecho a cargo da nova rede noturna implantada pelo então prefeito Fernando Haddad. A linha N504-11 Terminal Sacomã – Terminal Parque Dom Pedro II atende o corredor no lugar dos trólebus com partidas a cada 15 minutos entre a 0h00 e às 4h00. A linha é operada pela Via Sul Transportes com ônibus convencionais.
Atualmente, a linha se posiciona como a quinta linha mais movimentada de trólebus da capital, com 210.140 passageiros transportados em abril de 2017 e 252.707 em março, variando de acordo com o dia ou mês. Opera todos os dias da semana, variando as partidas e faixa horária de acordo com o dia, sendo no total 147 partidas em ambos os sentidos durante a semana. Não há previsão, ainda bem, para que a linha sofra alterações em seu percurso ou operação, mantendo-se os trólebus como tecnologia utilizada na linha.
Sentido: Terminal Parque Dom Pedro II:
Segunda à Sexta Feira: 04:30 às 23:55 - 5 a 10 minutos de intervalo.
Sábados: 04:30 às 23:30  - 10 a 20 minutos de intervalo.
Domingos e feriados: 04:30 às 23:00 - 15 a 20 minutos de intervalo.
Sentido: Terminal Vila Prudente:
Segunda à Sexta Feira: 05:00 às 23:40 - 5 a 10 minutos de intervalo.
Sábados: 05:00 às 23:30  - 10 a 20 minutos de intervalo.
Domingos e feriados: 05:00 às 23:35 - 15 a 20 minutos de intervalo.
Percurso
Durante as obras do novo terminal Vila Prudente, o ponto inicial da linha foi alterado diversas vezes, voltando ao ponto original recentemente, onde está sendo construído um anexo do novo terminal que está localizado logo abaixo da Estação Vila Prudente do Monotrilho da Linha 15 Prata. Esse anexo deve atender aos trólebus com mais confiança e conforto. A 3160 atende a diversos comércios, residências de classe média e pontos de interesse ao longo da rota, principalmente na região da Mooca, onde a linha possui boa parte de sua demanda. 
Partindo do Terminal Vila Prudente, a linha atende aos bairros da Vila Prudente, Mooca e Sé na ida e na volta. O trajeto tem cerca de 8 km de extensão, uma linha razoavelmente curta e que, fora dos horários de pico, consegue cumprir 20 minutos de percurso de ponta a ponta, e quase 40 minutos nos horários de maior movimento.
Denominação: 3160-10 Terminal Vila Prudente – Terminal Parque Dom Pedro II
Percurso de Ida (Sentido Terminal Parque Dom Pedro II): Rua Trocari (Terminal Vila Prudente), Rua Ibitirama, Praça Padre Damião (Largo da Vila Prudente), Rua Capitão Pacheco e Chaves, Avenida Paes de Barros (Corredor de ônibus Paes de Barros), Parada Chamantá, Parada Juventus, Parada São Cristóvão, Parada Bixira, Parada Guaimbé, Parada Inhomerim, Rua Leocádia Cintra, Rua Orville Derby, Rua da Mooca, Rua João Antônio de Oliveira, Rua Almirante Brasil, Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), Viaduto Alcântara Machado, Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), Rua da Figueira, Ponto da Estação Pedro II do Metrô, Viaduto Antônio Nakashima, Avenida Rangel Pestana, Rua Doutor Bitencourt Rodrigues (Praça Fernando Costa), Rua General Carneiro (Praça Ragueb Chohfi), Terminal Parque Dom Pedro II (Plataforma 06 – Desembarque).
Percurso de Volta (Sentido Terminal Vila Prudente): Terminal Parque Dom Pedro II (Plataforma 06 – Ponto 58), Avenida do Exterior, Ponto da Estação Metrô Pedro II do Expresso Tiradentes, Avenida do Estado, Viaduto Trinta e Um de Março, Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), Viaduto Alcântara Machado, Praça Presidente Kennedy, Rua dos Trilhos, Rua Taquari, Avenida Paes de Barros (Corredor de ônibus Paes de Barros), Parada Oratório, Parada Inhomerim, Parada Guaimbé, Parada Bixira, São Cristóvão, Parada Juventus, Parada Chamantá, Rua Trocari (Terminal Vila Prudente).
Trólebus trucado saindo do Terminal Vila Prudente.
Nota-se as obras ao fundo para uma nova estrutura do terminal.
Acervo próprio.
Pontos de interesse: Terminal Vila Prudente (Estação Vila Prudente da Linha 2 Verde e 15 Prata do Metrô), Largo da Vila Prudente, Avenida Paes de Barros, Agência dos Correios (Vila Prudente), Clube Atlético Juventus, Hospital Municipal da Mooca, Parque SABESP Mooca, Hospital São Cristóvão, Teatro Arthur Azevedo, Rua da Mooca, ETEC Camargo Aranha, Universidade São Judas Tadeu, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, Radial Leste, Metrô Pedro II, Expresso Tiradentes, Poupa Tempo Sé, Terminal Parque Dom Pedro.

2 comentários:

  1. Show de bola a matéria sobre essa linha... Da pena da linha 2101(Praça Silvio Romero - Praça da Sé) que era com elétricos ate a construção da ponte da rua padre adelino. Ainda tem boa parte dis cabos no trajeto, porem o trajeto e feito por ônibus convencionais.

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    1. Anderson, que bom que gostou da matéria! Sobre a 2101, desde o fim das obras da ponte sobre a Salim Maluf, os trólebus não operam nem nela e nem na 2101-41. Faltou vontade política em reativar aquele trecho.

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