terça-feira, 5 de dezembro de 2017

11° BusBrasil Fest: sua importância para os transportes

No último domingo, dia 26 de novembro, aconteceu a décima primeira edição da BusBrasil Fest, ou BBF, uma exposição de ônibus antigos e modernos com o intuito de apresentar os desenvolvimentos do setor rodoviário. A exposição acontece desde 2001 e foi fruto da união de amigos busólogos que queriam expor fotos, veículos que fizeram história nos transportes e compartilhar opiniões. Desde então a BusBrasil Fest (Festa Brasileira de Ônibus, traduzindo livremente) vem crescendo e ganhando mais visibilidade no setor. O Metrópole SP teve o prazer de visitar a exposição e vamos dizer o que achamos dessa união da história e do desenvolvimento do setor dos transportes de passageiros.

Cartaz do evento.
Foto: Portal do Ônibus.. 

Talvez uma das mais chamativas e interessantes participantes desta edição seja a SPTrans e as empresas contratadas por ela para operarem no sistema municipal da cidade. Com muita dedicação, os organizadores conseguiram através de conversas e propostas o apoio e participação da SPTrans na edição, embora em quase todas as edições algumas empresas do transporte de São Paulo participassem da feira. Nesta edição foi muito nítido que a SPTrans esteve presente com as empresas contratadas por ela para operar em São Paulo, o que representa a importância que o evento conquistou ao longo dessas onze edições. O atual secretário dos transportes em São Paulo, Sérgio Aveleda, acompanhou as primeiras horas o evento que aconteceu na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu em Perdizes. Os veículos que pertenciam as empresas operantes no sistema municipal de São Paulo, em quase todos os casos foram os veículos mais recentes ou que fizeram parte do desenvolvimento do transporte coletivo como o modelo Mondego HA de fabricação da Induscar/Caio em 2006, modelo que foi projetado para operar no então recém inaugurado Expresso Tiradentes, onde opera até os dias atuais. Outros modelos como o Millennium BRT II e Millennium IV recém adquiridos por algumas das empresas marcaram presença na exposição, entre eles o mais recente Millennium IV da empresa Express Transportes, operadora do sistema da Área 4 - Leste.



Veículos do sistema estrutural de São Paulo.
Foto: Gustavo Bonfate.

Veículo articulado protótipo do Expresso Tiradentes.
Foto: Gustavo Bonfate.

A aparição do Trólebus ACF-Brill fabricado entre 1947 e 1948 foi importante para os transportes por ser propulsor dos trólebus no Brasil. Ele marcou presença ao lado de dois outros trólebus, porém de gerações mais atuais como o Ibrava-TuttoTrasporti de 2010 e do Millennium BRT-Scania de 2013. Esse contraste de duas gerações distintas de trólebus reforça que, apesar do que "especialistas" alegam sobre a inviabilidade da tecnologia, o trólebus evoluiu como um todo ao lado do setor rodoviário e pode conduzir para um novo conceito de transporte limpo.


Trólebus ACF-Brill.
Foto: Gustavo Bonfate.

Trólebus Ibrava.
Foto: Gustavo Bonfate.

Trólebus (ao fundo) e Veículo movido a gás. Ambos Scania.
Foto: Gustavo Bonfate.

Outra grande participação foi do setor rodoviário como a empresa Planalto Transportes, do Rio Grande do Sul, e da Ouro e Prata, também do RS. Ambas apoiaram o evento através das redes sociais e enviaram para o evento quatro ônibus do modelo Paradiso G7 fabricados pela Marcopolo, assim demonstrando o serviço oferecido nas viagens pelas empresas. As empresas além de levar veículos modernos para compor o tema "desenvolvimento", também puderam utilizar o evento como portfólio aos possíveis passageiros de suas rotas oferecidas na capital. Além destas, empresas como Garcia, Cometa, 1001, Brasil Sul, Urubupungá e Benfica, fizeram sua participação no evento com seus ônibus, a Cometa e 1001 em especial trouxeram seus carros chefes da frota. A Cometa trouxe seus veteranos das estradas, os Flecha Azul, fabricados pela CMA entre a década de 80 e 90, e que fizeram parte da infância de muitos entusiastas do ramo. Os ônibus 7069 e 7455, este último reformado em meados de 2013 pela Cometa em comemoração ao seu 65° aniversário, foram o centro das atenções de muitos veteranos no hobby que admiraram a conservação dos veículos que foram retirados de operação em meados de 2012 e 2013. Ao lado dos CMA's, estava o recém adquirido Marcopolo Paradiso G7 1800 DD prefixo RJ 108.649 do serviço Double Class (Semi Leito e Leito Cama), e demonstrou o quanto o setor rodoviário evoluiu com a necessidade de deslocamento entre longas distâncias. Além destes, haviam modelos muito conhecidos como Monobloco O-335, GMC, Jardineira entre outros clássicos do setor.

Jardineira da Viação ABC.
Foto: Gustavo Bonfate.

CMA reformado e conservado pela Viação Cometa.
Foto: Gustavo Bonfate.

Veículo novo da Auto Viação 1001.
Foto: Victor Santos.

A participação da EMTU - Empresa Metropolitana dos Transportes Urbanos, contou com as empresas Urubupungá, ETT Carapicuíba, Viação Osasco, Benfica, Ralip, Serveng, Metra e Guarulhos Transportes. Embora não teve participação mais ampla como a SPTrans, a EMTU aproveitou o evento para celebrar os seus 40 anos de história e demonstrar as novidades nas empresas como o recém comprado Millennium IV da Viação Osasco. A Metra em especial trouxe o modelo Millennium III DualBus, modelo que pode operar como trólebus ou elétrico puro, modelo único no sistema e no mundo, e que fez contraste ao lado dos três trólebus trazidos pela SPTrans. A empresa, que opera o Corredor ABD, completou também neste ano os seus 20 anos.



Articulado 23 metros Dual-Bus da Metra.
Foto: Eduardo Reis.

Millennium IV da Viação Osasco.
Foto: Gustavo Bonfate.

Seletivo da Guarulhos Transportes.
Foto: Gustavo Bonfate.


A participação de empresas de fretamento e veículos particulares reforçou o quanto a exposição teve de atenção, sobretudo em outras cidades. Muitos proprietários de veículos como o Papa-fila, modelo de transportes de passageiros com um caminhão puxando um reboque, participaram da feira com muita alegria e muitos entusiastas mais novos conheceram veículos antigos que foram essenciais para o desenvolvimento do ramo. 

Papa-fila preservado.
Foto: Renan Oliveira.

Veículo de fretamento da Auto Viação urubupungá.
Foto: Eduardo Reis.

Veículos do sistema municipal de Osasco e Caieiras.
Foto: Gustavo Bonfate.

Veículos antigos preservados.
Foto: Gustavo Bonfate.

Sobre a exposição:


Esta edição da BBF bateu o recorde de veículos expostos, foram no total 140 veículos expostos e chamou e muita a atenção de diversas empresas e da mídia, que compareceu ao evento para uma reportagem. O evento trouxe para muitos o conhecimento sobre o quanto o setor se desenvolveu nos últimos anos, além de trazer as lembranças do passado de muitos dos visitantes que viajavam de ônibus e notaram o quanto esse desenvolvimento se tornou importante. 
Embora o hobby esteja em um processo de desunião, agravado por brigas de ideologia e opiniões, a exposição teve um ar de união entre o passado, o presente e o futuro. Muitas famílias compareceram ao evento em busca de um passeio histórico e cultural, afinal um evento como esses trás a tona muitas conversas e troca de informações entre pessoas ligadas ou não ao ramo. 
Agradecemos ao Portal do Ônibus e ao Defesa do Trólebus (DTO) e a seus respectivos organizadores por trazer este evento a sociedade paulista. Acompanhamos parcialmente todo o esforço e dedicação dos mesmos para com a prefeitura para realizar o evento, e desejamos que toda a força seja retribuída com o reconhecimento do evento perante a cidade.  

A exposição.
Foto: Gustavo Bonfate.

Texto: Victor Santos

Revisão: Gustavo Bonfate

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