terça-feira, 14 de agosto de 2018

Avaliando SP: Terminais de ônibus (Área 4 Leste)


Uma das regiões em que se concentra maior parte das linhas mais demandadas do transporte coletivo, seja ele sobre pneus ou sobre trilho, é chamada de Área 4 - Leste (cor vermelha) pela SPTrans, a conhecida Zona Leste paulistana. Mas, se por um lado existam diversas linhas de ônibus e duas das linhas mais lotadas do sistema metroferroviário de São Paulo (linha 3 do metrô e linha 11 da CPTM), por outro existem apenas dois terminais de ônibus municipais nesta área operacional. 
Embora o terminal São Mateus concentre boa parte das linhas dos distritos de São Mateus, Sapopemba, São Rafael e Iguatemi, contando até com ligações para o ABC Paulista e futuramente com uma linha de monotrilho para a região da Vila Prudente, ele é administrado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a EMTU-SP. 
Por isso não falaremos dele nesta postagem. Conheçam os dois únicos terminais municipais da Área 4 Leste.
Interior do terminal.
Foto: Gustavo Bonfate.
Terminal Cidade Tiradentes - Entregue à população de um dos distritos mais carentes em serviços públicos no dia 11 de novembro de 1996, o terminal de Cidade Tiradentes tornou-se um grande centro de conexões entre os bairros para o centro da cidade. Recentemente foi implantado o sistema em que o usuário precisa utilizar o bilhete único para acessar o terminal, sem que haja nova cobrança ou desconto no tempo de integração. Embora tenha seis plataformas muito espaçosas, demorou um tempo até que o terminal realmente fosse utilizado como um ponto de transbordo "bairro - centro". Localizado na rua Sarah Kubitscheck, atendendo a uma demanda diária de 34 mil passageiros, com 21 linhas (entre com pontos finais, de passagem e noturnas) e próximo de completar 22 anos em operação, vamos ver se o terminal conta com itens importante para atender a grande demanda do bairro. 
Acessibilidade - Possui rota tátil em quase todo o terminal, guias rebaixadas na faixa de travessia dos pedestres bem sinalizada, a comunicação sonora deixa um pouco a desejar, mas nada tão grave. 
Iluminação - Um terminal muito bem iluminado durante os dias, e sua iluminação à noite também não é das piores. 
Sanitários - A conservação dos banheiros na maioria dos terminais municipais quase sempre é nula ou quase nula, a deste terminal estava mediana em comparação aos outros, existindo tanto para os passageiros quanto para os funcionários.
Conservação e limpeza - Uma estrutura relativamente conservada na maior parte do terminal, não aparentando precisar de uma reforma, e a limpeza no dia da visita era boa nas plataformas e péssima no acesso. 
Informações úteis - Embora possua muitas placas para anexar informações sobre o sistema, boa parte estava vazia e se quer tinha informações sobre as linhas. Existem totens digitais para cada linha, em sua maioria funcionando bem.
Bilheteria - Uma grande quantidade de guichês localizada no único acesso ao terminal. 
Máquinas de autoatendimento - Possui algumas máquinas de recarga de bilhetes que aceitam dinheiro em espécie e cartão de débito, além dos pontos de recarga e consulta de saldo.
Outros serviços - Quiosques de lanchonete e caixa eletrônico 24 horas.
Vista do interior do terminal.
Foto: Gustavo Bonfate.
Resumo: Muito importante para o distrito, o terminal recebe bem os milhares de passageiros diários que aqui realizam o transbordo entre linhas locais e estruturais para outras regiões. Embora precise melhorar em alguns quesitos como acessibilidade e conservação, é um bom e imenso terminal municipal. Uma curiosidade é que até fevereiro de 2015, atendia o terminal a que foi a maior linha noturna da cidade: a 3310-10 Terminal Amaral Gurgel - Cidade Tiradentes (circular), com 103 km de extensão. 

Terminal Vila Carrão - Inaugurado em 22 de dezembro de 1985 pelo então prefeito Mário Covas, o terminal está localizado entre os distritos do Carrão e Vila Formosa. Inicialmente inaugurado para servir de transferência entre as linhas convencionais à diesel para os trólebus, o terminal é relativamente pequeno se comparado aos terminais São Mateus e Cidade Tiradentes, mas é de grande importância para os cerca de 12 mil passageiros diários que por aqui realizam suas transferências. Localizado na altura do número 800 da avenida Dezenove de Janeiro, possui 15 linhas municipais entre linhas com ponto inicial no terminal, de passagem ou noturnas. Com quase 33 anos em operação, será que atende bem à demanda de passageiros?
Acessibilidade - Possui rota tátil em alguns locais do terminal, embora possua uma boa sinalização para deficientes visuais. Possui também duas faixas de pedestres com guias rebaixadas para facilitar a travessia à todos.
Iluminação - Boa iluminação diurna por conta das laterais vazadas do terminal (assim como o A.E. Carvalho), mas a iluminação para os períodos noturnos poderia ser melhorada.
Sanitários - Foi uma surpresa encontrar os sanitários públicos tão bem conservados, embora sejam apertados. 
Conservação e limpeza - Com 30 anos de uso, a estrutura já demonstra precisar de reformas para garantir mais um bom tempo em operação, sobretudo nas estreitas plataformas. A limpeza no dia da visita estava muito boa em comparação aos demais terminais.
Informações úteis - Existem várias placas com informações e notícias sobre o sistema, todas atualizadas mas com erros como na forma em que estavam feitos (papel sulfite simples). Existem totens individuais para cada linha, todos atualizados. 
Bilheteria - Uma pequena bilheteria localizada no acesso lateral do terminal.
Máquinas de autoatendimento - Possui poucas máquinas de recarga de bilhetes, aceitando dinheiro em espécie e cartão de débito, além dos pontos de recarga e consulta de saldo espalhados pelo terminal.
Outros serviços - Quiosques de lanchonete e caixa eletrônico 24 horas.

Resumo: Um bom terminal, importante para esta região e localizado ao lado do Cemitério da Vila Formosa, inclusive com um dos acessos dos ônibus próximo do acesso ao cemitério. Mesmo com poucas linhas locais e estruturais, ainda sim atende bem aos passageiros e funcionários do sistema. Talvez precise de reformas nas plataformas e acessos para melhor garantir segurança e conforto nas transferências. Curiosidade: o terminal foi construído com o propósito de integrar fisicamente e tarifadamente as linhas, ou seja, quem embarcasse no terminal era obrigado a pagar a tarifa antes, assim podendo utilizar os ônibus.
Fachada do terminal metropolitano de São Mateus.
Fonte: Via Trólebus, crédito ao autor.
Observação: Entendemos sim a importância do terminal São Mateus para os milhares de passageiros da zona leste, mas como ele é administrado pela EMTU-SP, deixaremos para falar no Avaliando SP - terminais metropolitanos.
Texto: Victor Santos. 

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