segunda-feira, 21 de março de 2022

Terminal Sônia Maria: Isolado entre três cidades.

Como já falamos na publicação sobre o terminal de São Miguel, em São Paulo, os terminais de ônibus são construídos para atender a uma demanda de passageiros muitas vezes superestimada pelos projetistas, ou então subestimada por eles, gerando os dois extremos: terminais mal dimensionados para demandas maiores do que a projetada, ou terminais superdimensionados para uma demanda muito abaixo do ideal.
Sendo assim, outro caso muito conhecido de terminal um mal dimensionado fica na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo. O Terminal Metropolitano do Sônia Maria funciona hoje com uma estrutura mal aproveitada, isolada e pouco funcional para sua proposta: integrar Mauá com o Corredor Metropolitano do ABD, gerenciado pela EMTU-SP e sob administração da concessionária NEXT Mobilidade.
Placa de identificação do terminal no eixo do Corredor.
Foto: Victor Santos, 2021.

Inaugurado em 23 de setembro de 1990, o terminal foi projetado para atender ao trecho São Mateus - Santo André do Corredor Metropolitano do ABD, esse entregue em dezembro de 1988, mas que devido a problemas administrativos, alguns terminais foram entregues apenas dois anos depois, entre eles o Sônia Maria.
O terminal foi construído no extremo noroeste de Mauá, na divisa entre Mauá, São Paulo e Santo André, onde uma das quadras ao lado do terminal já é o município de São Paulo, o Parque São Rafael para ser mais exato. A função original do terminal era idêntica ao do terminal São Mateus: receber linhas alimentadoras dos bairros de São Paulo (Parque São Rafael e adjacências), Mauá (Jardim Sônia Maria e Silvia Maria), e Santo André (Parque Capuava e adjacências). Ou seja, haveriam linhas dos três municípios integrados ao terminal, permitindo uma disponibilidade de linhas para outras regiões de maneira integrada (sem o pagamento de outra tarifa, mesmo entre municípios).
Projeto original do terminal, notem a existência
da linha de bloqueio nos acessos e passarela.
Fonte: Metrô-SP, 1986.

O projeto original previa a construção de uma área para lojas ou lanchonetes, além de salas operacionais e sanitários públicos. O prédio principal ficaria no centro do terreno, onde as faixas de rolamento para os ônibus o cercaria e permitiria a criação de uma única plataforma central para a operação. O acesso para os veículos seria pela rua Ataúlfo Alves (altura do n° 120) e a saída pela rua Forte de São Gonçalo (altura do n° 10), enquanto que para os pedestres seria através de uma passarela comum entre o terminal e o eixo principal do corredor, onde os passageiros poderiam ter acesso as linhas estruturais e alimentadoras de uma maneira mais ágil e integrada (sem o pagamento de outra tarifa para embarcar nos trólebus ou convencionais).
Em cada extremidade da passarela, haveriam rampas ou escadas fixas, economizando em equipamentos como elevadores ou escadas rolantes, algo que seria dispensável pela demanda que o terminal atenderia.
As obras do corredor estavam sendo finalizadas em dezembro de 1988, com a operação do trecho São Mateus - Ferrazópolis iniciada no dia 3 daquele mês, embora sem o terminal Sônia Maria. Havia uma previsão de que o terminal atendesse quatro linhas alimentadoras, além das duas estruturais de passagem pelo corredor, mas apenas duas das quatro linhas foram implantadas depois que o terminal ficou pronto.
Propostas para linhas no terminal.
Fonte: Metrô-SP, 1986.
A estrutura do terminal, que seria fechada para permitir o pagamento da tarifa antes de acessar as áreas do terminal e passarela foi cancelada e o terminal acabou por ser construído sem a integração tarifária. O resultado foi a baixa ocupação das linhas que atendiam o terminal, mesmo que ambas interligassem o terminal as estações Mauá e Capuava, ambas municipais de Mauá.
Nem mesmo a linha que ligaria o terminal São Mateus ao terminal Sônia Maria foi implementada, esta fazendo uma ligação entre os terminais passando por bairros como Jardim Santa Adélia. Porém, como o contexto das demais linhas e a integração entre elas não foi devidamente feito, não faria sentido criar uma linha ligando dois terminais sem uma integração maior em um deles.
Toda a estrutura, terminais, paradas, vias e a garagem do CECOM , foi construída pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, ou Metrô-SP, que visava implantar um sistema de média capacidade de transporte na região do ABC Paulista. Com isso, facilitaria o acesso das regiões mais afastadas da rede de trens metropolitanos e da rede de linhas de metrô, criando uma espécie de prolongamento dos serviços do metrô. Mas ainda na década de 1980, o Metrô transferiu a responsabilidade para a EMTU-SP.
O terminal fica exatamente na divisa entre São Paulo
e Mauá. Cerca de quatro quadras à oeste já é o município
de Santo andré.
Mapa: Victor Santos, 2022.

A concessão para a Metra S.A. foi realizada em 24 de maio de 1997, e, sob fiscalização da EMTU, a empresa seria responsável pela manutenção e operação dos trólebus, vias, terminais, paradas e da Garagem do CECOM.
Dos nove terminais integrados ao Corredor do ABD, o terminal do Sônia Maria é o mais parece não ter uma função prática para os passageiros, uma vez que a única linha que atende o corredor saindo do terminal foi suspensa desde março de 2020 devido ao início da Pandemia do Covid-19.
Rede aérea de acesso ao corredor do terminal
está isolado do corredor.
Foto: Victor Santos, 2021.

A linha 487 TRO  Mauá (Sônia Maria) - Santo André (Shopping ABC/Parada Santa Tereza) foi criada para integrar o terminal ao eixo principal do corredor, integrando com outras linhas no terminal Santo André Oeste, onde a linha passava pela plataforma D, onde o passageiro poderia trocar para outras linhas sem pagar uma tarifa adicional. Depois a linha seguia pelo trecho Santo André - Ferrazópolis até chegar na Parada Santa Tereza, onde há um retorno e uma plataforma somente para essa linha. Desde 2011, a linha operava com uma frota mista entre ônibus à diesel e trólebus, este último operando após a instalação da rede aérea no terminal.
Trólebus Busscar Urbanuss Pluss HVR pela 
linha 487 TRO em 2019.
Foto: Victor Santos, 2019.

Mesmo com uma demanda baixa, a linha facilitava o acesso dos passageiros que embarcavam pós terminal, já que a linha também servia de apoio as demais linhas do mesmo eixo como a 284 TRO Santo André (Santo André Oeste) - São Paulo (São Mateus), 285 TRO São Bernardo do Campo (Ferrazópolis) - São Paulo (São Mateus). 
Em questionamento a NEXT Mobilidade (sucessora da Metra em 2021), e a EMTU-SP, não há previsão de retorno das linhas 284M São Bernardo do Campo (Shopping Metrópole) - São Paulo (São Mateus) e 487. Durante esse período, a rede aérea de acesso ao terminal foi isolada do trecho principal, tanto na saída do corredor para avenida Adélia Chohfi, quanto no acesso ao corredor vindo pela mesma avenida.
Percurso da 487 TRO.
Linha encontra-se suspensa pela EMTU desde o início de março de 2020.
Mapa: Victor Santos, 2022.
Ou seja, atualmente o terminal com 6.600 m² hoje é utilizado apenas por uma única linha, a 061 Sônia Maria - Centro, uma linha municipal de Mauá operada pela Suzantur Transportes, que faz ligação entre o terminal central de Mauá ao terminal do Sônia Maria. É a única linha que opera regularmente no terminal, o que chega a ser discrepante um terminal enorme para uma única linha.
Havia a linha 063 Zaíra - Sônia Maria, fazendo a ligação do Zaíra até o Sônia Maria nos horários de pico, passando pela região industrial da cidade, como o Pólo Petroquímico da Capuava. Posteriormente a linha foi cancelada, restando apenas a 061.
Percurso da 061.
Linha é a única a utilizar o terminal 

Para os passageiros, a opção ficou em atravessar a passarela e seguir até a Parada Sônia Maria onde as linhas 284 e 285 atendem de passagem. Embora a demanda seja pouca na região, sendo um local distante dos respectivos municípios, além da proximidade do terminal São Mateus, o pouco movimento gerado no terminal e na parada é mais comum nos horários de pico. Mesmo com a passarela, muitos passageiros acabam por utilizar a própria faixa dos ônibus para acessar as paradas.
Passarela de acesso entre o terminal e as paradas do Corredor.
Foto: Victor Santos, 2017.
Nos arredores do terminal há um pequeno número de comércios, mas a maioria da ocupação nos arredores é feita por residências de pequeno porte (sobrados ou casas térreas). Entre as reclamações feita por passageiros que usam o terminal está na falta de funcionários para informações ou a insegurança no local, uma vez que não há seguranças durante o dia. Porém, a manutenção do terminal aparenta estar em dia, pois não há nenhum problema estrutural ou de limpeza no local.
Vista das paradas sentido Santo André/Ferrazópolis
(à esquerda), e para o sentido São Mateus (à direita).
Foto: Victor Santos, 2021.

Infelizmente não há nenhum estudo ou projeto para melhorar a utilização deste terminal, uma vez que a dinâmica do transporte na região mudou muito desde os anos 1990, inviabilizando que as linhas originais possam ser implantadas. Mesmo que houvesse um convênio entre a Prefeitura de Mauá e a concessionária NEXT para uma integração tarifária semelhante o que existe nos terminais Diadema e Piraporinha (Diadema) e São Mateus (São Paulo), ainda não traria grande movimento ao terminal.
Ônibus da Viação Curuçá operando pela linha T14.
Foto: Victor Santos, 2018.

Na avenida Adélia Chofi, de frente ao terminal, há um ponto de parada onde existe a passagem de três linhas municipais de Santo André que atendem a parada seguindo dos bairros ao Centro de Santo André ou para o Terminal Rodoviário de Santo André, ao lado da Estação Prefeito Saladino da CPTM.
Também há duas linhas intermunicipais comuns que fazem passagem por esse ponto de parada, sendo elas a 107 TRO (Jardim Ester - Terminal Santo André Leste) e 157 TRO (Silvia Maria - Estação Prefeito Saladino), ambas operadas pela NEXT Mobilidade.

Linhas de ônibus municipais de Santo André que
atendem as proximidades do terminal.
Mapa: Victor Santos, 2022.


Texto: Victor Santos.
Fontes:
ABC do ABC, 2016. Disponível em <https://www.abcdoabc.com.br/maua/noticia/terminais-zaira-sonia-maria-terao-ligacao-direta-por-onibus-municipais-37710>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:52.

Via Trólebus, 2014. Disponível em <https://viatrolebus.com.br/2014/03/trolebus-operam-em-linha-do-terminal-sonia-maria-em-maua/>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:56.

Página oficial EMTU-SP no Twitter, 2020. Disponível em <
https://twitter.com/emtu_oficial/status/1332066862033752071>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:59.

Terminal Metropolitano de São Mateus, 1986, pag. 27-31. Biblioteca Metrô-SP, CMTC-SP. Disponível em <
https://bibliotecabibliografico.metrosp.com.br//asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=42066&iIndexSrv=1>, acessado em 21 de março de 2022 às 11:03.

EMTU-SP, Corredor Metropolitano do ABC, 2022. Disponível em <https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/redes-de-transporte/corredores-terminais/corredor-metropolitano-abd/historico.fss>, acessado em 21 de março de 2022 às 11:05.

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