Como já falamos na
publicação sobre o terminal de São Miguel, em São Paulo, os terminais de ônibus
são construídos para atender a uma demanda de passageiros muitas vezes
superestimada pelos projetistas, ou então subestimada por eles, gerando os dois
extremos: terminais mal dimensionados para demandas maiores do que a projetada,
ou terminais superdimensionados para uma demanda muito abaixo do ideal.
Sendo assim, outro caso muito conhecido de terminal um mal dimensionado fica na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo. O Terminal Metropolitano do Sônia Maria funciona hoje com uma estrutura mal aproveitada, isolada e pouco funcional para sua proposta: integrar Mauá com o Corredor Metropolitano do ABD, gerenciado pela EMTU-SP e sob administração da concessionária NEXT Mobilidade.
Sendo assim, outro caso muito conhecido de terminal um mal dimensionado fica na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo. O Terminal Metropolitano do Sônia Maria funciona hoje com uma estrutura mal aproveitada, isolada e pouco funcional para sua proposta: integrar Mauá com o Corredor Metropolitano do ABD, gerenciado pela EMTU-SP e sob administração da concessionária NEXT Mobilidade.
Inaugurado em 23 de setembro
de 1990, o terminal foi projetado para atender ao trecho São Mateus - Santo
André do Corredor Metropolitano do ABD, esse entregue em dezembro de 1988, mas
que devido a problemas administrativos, alguns terminais foram entregues apenas
dois anos depois, entre eles o Sônia Maria.
O terminal foi construído no extremo noroeste de Mauá, na divisa entre Mauá, São Paulo e Santo André, onde uma das quadras ao lado do terminal já é o município de São Paulo, o Parque São Rafael para ser mais exato. A função original do terminal era idêntica ao do terminal São Mateus: receber linhas alimentadoras dos bairros de São Paulo (Parque São Rafael e adjacências), Mauá (Jardim Sônia Maria e Silvia Maria), e Santo André (Parque Capuava e adjacências). Ou seja, haveriam linhas dos três municípios integrados ao terminal, permitindo uma disponibilidade de linhas para outras regiões de maneira integrada (sem o pagamento de outra tarifa, mesmo entre municípios).
O terminal foi construído no extremo noroeste de Mauá, na divisa entre Mauá, São Paulo e Santo André, onde uma das quadras ao lado do terminal já é o município de São Paulo, o Parque São Rafael para ser mais exato. A função original do terminal era idêntica ao do terminal São Mateus: receber linhas alimentadoras dos bairros de São Paulo (Parque São Rafael e adjacências), Mauá (Jardim Sônia Maria e Silvia Maria), e Santo André (Parque Capuava e adjacências). Ou seja, haveriam linhas dos três municípios integrados ao terminal, permitindo uma disponibilidade de linhas para outras regiões de maneira integrada (sem o pagamento de outra tarifa, mesmo entre municípios).
Projeto original do terminal, notem a existência da linha de bloqueio nos acessos e passarela. Fonte: Metrô-SP, 1986. |
Em cada extremidade da passarela, haveriam rampas ou escadas fixas, economizando em equipamentos como elevadores ou escadas rolantes, algo que seria dispensável pela demanda que o terminal atenderia.
As obras do corredor estavam sendo finalizadas em dezembro de 1988, com a operação do trecho São Mateus - Ferrazópolis iniciada no dia 3 daquele mês, embora sem o terminal Sônia Maria. Havia uma previsão de que o terminal atendesse quatro linhas alimentadoras, além das duas estruturais de passagem pelo corredor, mas apenas duas das quatro linhas foram implantadas depois que o terminal ficou pronto.
A estrutura do
terminal, que seria fechada para permitir o pagamento da tarifa antes de
acessar as áreas do terminal e passarela foi cancelada e o terminal acabou por
ser construído sem a integração tarifária. O resultado foi a baixa ocupação das
linhas que atendiam o terminal, mesmo que ambas interligassem o terminal as
estações Mauá e Capuava, ambas municipais de Mauá.
Nem mesmo a linha que ligaria o terminal São Mateus ao terminal Sônia Maria foi implementada, esta fazendo uma ligação entre os terminais passando por bairros como Jardim Santa Adélia. Porém, como o contexto das demais linhas e a integração entre elas não foi devidamente feito, não faria sentido criar uma linha ligando dois terminais sem uma integração maior em um deles.
Toda a estrutura, terminais, paradas, vias e a garagem do CECOM , foi construída pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, ou Metrô-SP, que visava implantar um sistema de média capacidade de transporte na região do ABC Paulista. Com isso, facilitaria o acesso das regiões mais afastadas da rede de trens metropolitanos e da rede de linhas de metrô, criando uma espécie de prolongamento dos serviços do metrô. Mas ainda na década de 1980, o Metrô transferiu a responsabilidade para a EMTU-SP.
Nem mesmo a linha que ligaria o terminal São Mateus ao terminal Sônia Maria foi implementada, esta fazendo uma ligação entre os terminais passando por bairros como Jardim Santa Adélia. Porém, como o contexto das demais linhas e a integração entre elas não foi devidamente feito, não faria sentido criar uma linha ligando dois terminais sem uma integração maior em um deles.
Toda a estrutura, terminais, paradas, vias e a garagem do CECOM , foi construída pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, ou Metrô-SP, que visava implantar um sistema de média capacidade de transporte na região do ABC Paulista. Com isso, facilitaria o acesso das regiões mais afastadas da rede de trens metropolitanos e da rede de linhas de metrô, criando uma espécie de prolongamento dos serviços do metrô. Mas ainda na década de 1980, o Metrô transferiu a responsabilidade para a EMTU-SP.
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O terminal fica exatamente na divisa entre São Paulo e Mauá. Cerca de quatro quadras à oeste já é o município de Santo andré. Mapa: Victor Santos, 2022. |
A concessão para a Metra S.A. foi realizada em 24 de maio de 1997, e, sob fiscalização da EMTU, a empresa seria responsável pela manutenção e operação dos trólebus, vias, terminais, paradas e da Garagem do CECOM.
Dos nove terminais integrados ao Corredor do ABD, o terminal do Sônia Maria é o mais parece não ter uma função prática para os passageiros, uma vez que a única linha que atende o corredor saindo do terminal foi suspensa desde março de 2020 devido ao início da Pandemia do Covid-19.
A linha 487 TRO Mauá (Sônia Maria) - Santo André (Shopping ABC/Parada Santa Tereza) foi criada para integrar o terminal ao eixo principal do corredor, integrando com outras linhas no terminal Santo André Oeste, onde a linha passava pela plataforma D, onde o passageiro poderia trocar para outras linhas sem pagar uma tarifa adicional. Depois a linha seguia pelo trecho Santo André - Ferrazópolis até chegar na Parada Santa Tereza, onde há um retorno e uma plataforma somente para essa linha. Desde 2011, a linha operava com uma frota mista entre ônibus à diesel e trólebus, este último operando após a instalação da rede aérea no terminal.
Mesmo com uma demanda baixa, a linha facilitava o acesso dos passageiros que embarcavam pós terminal, já que a linha também servia de apoio as demais linhas do mesmo eixo como a 284 TRO Santo André (Santo André Oeste) - São Paulo (São Mateus), 285 TRO São Bernardo do Campo (Ferrazópolis) - São Paulo (São Mateus).
Em questionamento a
NEXT Mobilidade (sucessora da Metra em 2021), e a EMTU-SP, não há previsão de
retorno das linhas 284M São Bernardo do Campo (Shopping Metrópole) - São Paulo
(São Mateus) e 487. Durante esse período, a rede aérea de acesso ao terminal
foi isolada do trecho principal, tanto na saída do corredor para avenida Adélia
Chohfi, quanto no acesso ao corredor vindo pela mesma avenida.
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Percurso da 487 TRO. Linha encontra-se suspensa pela EMTU desde o início de março de 2020. Mapa: Victor Santos, 2022. |
Ou seja, atualmente o
terminal com 6.600 m² hoje é utilizado apenas por uma única linha, a 061 Sônia
Maria - Centro, uma linha municipal de Mauá operada pela Suzantur Transportes,
que faz ligação entre o terminal central de Mauá ao terminal do Sônia Maria. É a única linha
que opera regularmente no terminal, o que chega a ser discrepante um terminal
enorme para uma única linha.
Havia a linha 063 Zaíra - Sônia Maria, fazendo a
ligação do Zaíra até o Sônia Maria nos horários de pico, passando pela região
industrial da cidade, como o Pólo Petroquímico da Capuava. Posteriormente a
linha foi cancelada, restando apenas a 061.
Para os passageiros, a opção ficou em atravessar a passarela e seguir até a Parada Sônia Maria onde as linhas 284 e 285 atendem de passagem. Embora a demanda seja pouca na região, sendo um local distante dos respectivos municípios, além da proximidade do terminal São Mateus, o pouco movimento gerado no terminal e na parada é mais comum nos horários de pico. Mesmo com a passarela, muitos passageiros acabam por utilizar a própria faixa dos ônibus para acessar as paradas.
Nos arredores do
terminal há um pequeno número de comércios, mas a maioria da ocupação nos
arredores é feita por residências de pequeno porte (sobrados ou casas térreas).
Entre as reclamações feita por passageiros que usam o terminal está na falta de
funcionários para informações ou a insegurança no local, uma vez que não há
seguranças durante o dia. Porém, a manutenção do terminal aparenta estar em
dia, pois não há nenhum problema estrutural ou de limpeza no local.
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Vista das paradas sentido Santo André/Ferrazópolis (à esquerda), e para o sentido São Mateus (à direita). Foto: Victor Santos, 2021. |
Infelizmente não há nenhum estudo ou projeto para melhorar a utilização deste terminal, uma vez que a dinâmica do transporte na região mudou muito desde os anos 1990, inviabilizando que as linhas originais possam ser implantadas. Mesmo que houvesse um convênio entre a Prefeitura de Mauá e a concessionária NEXT para uma integração tarifária semelhante o que existe nos terminais Diadema e Piraporinha (Diadema) e São Mateus (São Paulo), ainda não traria grande movimento ao terminal.
Na avenida Adélia Chofi, de frente ao
terminal, há um ponto de parada onde existe a passagem de três linhas
municipais de Santo André que atendem a parada seguindo dos bairros ao Centro de Santo André ou para o Terminal Rodoviário de Santo André,
ao lado da Estação Prefeito Saladino da CPTM.
Também há duas linhas
intermunicipais comuns que fazem passagem por esse ponto de parada, sendo elas
a 107 TRO (Jardim Ester - Terminal Santo André Leste) e 157 TRO (Silvia Maria - Estação Prefeito Saladino), ambas operadas pela NEXT Mobilidade.
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Linhas de ônibus municipais de Santo André que atendem as proximidades do terminal. Mapa: Victor Santos, 2022. |
Texto: Victor Santos.
Fontes:
ABC do ABC, 2016. Disponível em <https://www.abcdoabc.com.br/maua/noticia/terminais-zaira-sonia-maria-terao-ligacao-direta-por-onibus-municipais-37710>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:52.
Via Trólebus, 2014. Disponível em <https://viatrolebus.com.br/2014/03/trolebus-operam-em-linha-do-terminal-sonia-maria-em-maua/>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:56.
Página oficial EMTU-SP no Twitter, 2020. Disponível em <https://twitter.com/emtu_oficial/status/1332066862033752071>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:59.
Terminal Metropolitano de São Mateus, 1986, pag. 27-31. Biblioteca Metrô-SP, CMTC-SP. Disponível em <https://bibliotecabibliografico.metrosp.com.br//asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=42066&iIndexSrv=1>, acessado em 21 de março de 2022 às 11:03.
Página oficial EMTU-SP no Twitter, 2020. Disponível em <https://twitter.com/emtu_oficial/status/1332066862033752071>, acessado em 21 de março de 2022 às 10:59.
Terminal Metropolitano de São Mateus, 1986, pag. 27-31. Biblioteca Metrô-SP, CMTC-SP. Disponível em <https://bibliotecabibliografico.metrosp.com.br//asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=42066&iIndexSrv=1>, acessado em 21 de março de 2022 às 11:03.
EMTU-SP, Corredor Metropolitano do ABC, 2022. Disponível em <https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/redes-de-transporte/corredores-terminais/corredor-metropolitano-abd/historico.fss>, acessado em 21 de março de 2022 às 11:05.
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