sábado, 29 de janeiro de 2022

As dez linhas de ônibus mais movimentadas de São Paulo

Ônibus da linha 4313-10, uma das mais carregadas.
Foto: Victor Santos, 2020.
Nos últimos dois meses de 2021, o transporte coletivo por ônibus em São Paulo voltou a ter um crescimento na demanda de passageiros em relação aos meses anteriores devido as restrições impostas pela pandemia do Convid-19 desde 2020. Ao todo, foram cerca de 162 milhões de passageiros em novembro, e cerca de 159 milhões no mês de dezembro, uma média de cerca de 5 milhões por dia no transporte administrado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
Dentre as 1.341 linhas em operação, existe as que são campeãs em número de passageiros transportados, e saberemos quais são elas hoje.

1° lugar: 4310-10 E.T. Itaquera – Terminal Parque Dom Pedro II
Iniciando as operações em 21 de setembro de 2013, a linha foi criada após inúmeros seccionamentos e mudanças na Zona Leste de São Paulo (área operacional 4 Leste), que necessitou de uma linha para substituir todas essas linhas extintas ou encurtadas. No início de suas operações, era questionado o fato da Metrópole Paulista, na época com nome de VIP Transportes, ter assumido a linha, já que sua área de operação é na Área 3 Nordeste (amarela). Isso porque na época as empresas contratadas para operar na região leste não tinham condições de operar a linha com regularidade e frota adequada, por isso foi necessário que a VIP assumisse essa e outras linhas do lote. Aliás a frota hoje é padronizada com articulados 23 metros, e mesmo assim as vezes não consegue aliviar a demanda da linha.
Carro 3 1213 da Metrópole Paulista peal 4310-10.
Foto: Victor Santos, 2020.

A 4310 transportou em novembro de 2021 um total de 843.147 mil passageiros (considerando os 24.348 do único atendimento da linha, a 4310-21 Metrô Artur Alvim – Terminal Parque Dom Pedro II). Já em dezembro, a linha transportou 789.409 (considerando o atendimento). Essa queda entre os meses se explica por ser época de recesso e férias escolares e trabalhistas.
Com sua inauguração, foi criada a Estação de Transferência (ou E.T.) para receber as linhas locais e estruturais, sem a construção de um terminal de grande porte. Seu terminal primário ou terminal principal (TP) é na Estação de Transferência Itaquera e o terminal secundário (TS) no Terminal Parque Dom Pedro II.
Percurso da linha 4310-10.
Linha faz trajeto em paralelo as linhas 3 do Metrô e
11 Coral e 12 Safira da CPTM.
Mapa: Victor Santos, 2022.

A linha serve também de opção as sobrecarregadas linhas 3 Vermelha do Metrô e 11 Coral da CPTM, tendo em vista que a linha passa próximo da Estação Itaquera e segue em paralelo as duas linhas pela Radial Leste até o Centro de São Paulo. São 41,6 quilômetros de extensão (21,2 quilômetros de ida e 20,4 quilômetros na volta), 285 partidas em ambos os sentidos (em dias úteis) e um tempo de viagem entre 45 e 70 minutos e um intervalo médio de 5 a 8 minutos em dias úteis.
Consórcio/Empresa: Viação Metrópole Paulista
Área de atuação: 3 Nordeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 03:50-23:45/04:30-23:50
Sábados: 04:00-23:40/04:40-23:45
Domingos/feriados: 04:10-23:40/04:50-23:40

2° lugar – 607C-10 Jardim Miriam – Itaim Bibi
Com a operação da Mobibrasil Transporte, aparece nessa lista em segundo lugar a 607C, que em novembro transportou seus 677.720 passageiros, mas dezembro, onde transportou 678.698 passageiros, ficando na frente da 6000-10 em passageiros transportados. As duas “disputam” o título de mais carregada da empresa.
Carro 6 3525 da Mobibrasil pela 607C-10.
Foto: Victor Santos, 2020.

Criada em 31 de julho de 2010, a linha tinha a função de ligar o Jardim Miriam ao Itaim Bibi pelo recém-inaugurado na época corredor de ônibus Diadema – Berrini da EMTU-SP, onde permitiria diminuir o tempo de viagem entre a região com a Berrini. O trânsito intenso nas avenidas Cupecê, Vicente Rao, Roque Petroni Júnior e Luís Carlos Berrini atrapalhavam diariamente as viagens dos passageiros, e com a inauguração do corredor Diadema – Berrini e, em 2016, do corredor Berrini (este de administração pela SPTrans), a linha acabou ganhando mais passageiros ao longo dos anos.
Percurso da 607C-10
Maior parte da linha utiliza corredores exclusivos.
Mapa: Victor Santos, 2022.
Seu terminal primário fica na avenida Senador Vitorino Freire, 570, já próximo da divisa com a cidade de Diadema, e seu terminal secundário na rua Professor Geraldo Ataliba, 38, próximo do Parque do Povo. Conta com 29,5 quilômetros de extensão, sendo 14,9 quilômetros na ida e 14,6 quilômetros na volta, com tempo de viagem entre 56 e 70 minutos.
Possui 206 partidas nos dias úteis, com intervalos médios entre 5 e 10 minutos.
Consórcio/Empresa: Mobibrasil Transporte São Paulo Ltda.
Área de atuação: 6 Sul
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 04:10-23:30/04:50-00:05
Sábados: 04:25-23:15/05:10-00:10
Domingos/feriados: 05:00-23:00/05:45-23:40

3° lugar – 2202-10 Jardim das Oliveiras – CPTM Guaianazes
Em dezembro, essa linha ficou em terceiro lugar dentre as mais carregadas de São Paulo, com 659.999 passageiros contabilizados neste mês, enquanto em novembro, transportou 670.606 passageiros. A linha operada pela Transunião Transportes foi criada em 17 de maio de 2003 após a licitação dos transportes na época, o Interligado, que remanejou e regularizou as linhas na cidade inteira.

Carr 3 6013 da Transunião pela 2202-10.
Foto: Pedro Henrique Rodrigues.

A curiosidade dessa linha é ser operada por veículos do tipo convencional e midiônibus, diferentemente de todas as outras linhas que vão aparecer nessa linha, onde a maioria possui a operação quase que exclusiva de articulados 23 metros. A linha serve de conexão entre a região do Itaim Paulista e a estação de trem da linha 11 Coral da CPTM, ambas na região leste de São Paulo.
Percurso da linha 2202-10
Embora curta, ficou entre as primeiras em demanda.
Mapa: Victor Santos, 2022.

O terminal primário da linha fica na rua Joaquim Inácio Cardoso, 270, quase na divisa com Itaquaquecetuba, enquanto seu terminal secundário fica rua Benedito Leite de Ávila, de frente com o terminal norte da estação Guaianases. Possuindo no total 20,5 quilômetros de extensão, sendo 9,7 quilômetros na ida e 10,8 quilômetros na volta. O tempo de viagem varia entre 53 e 60 minutos.
Possui no total 319 partidas nos dias úteis, com intervalo médio entre 2 e 8 minutos, algo que até parece irreal para uma linha que não trafega por corredores exclusivos.

Consórcio/Empresa: Transunião Transportes
Área de atuação: 3 Nordeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 03:20-00:00/04:00-00:45
Sábados: 03:35-23:50/04:00-00:45
Domingos/feriados: 03:40-23:50/04:10-00:45

4° lugar – 6000-10 Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro
O quarto lugar vai para uma das linhas mais carregadas da Mobibrasil Transporte, tendo transportado 716.425 em novembro e 648.641 passageiros em dezembro. Criada em 15 de junho de 2003, a linha faz a ligação entre o distrito de Parelheiros, extremo sul da cidade, ao distrito de Santo Amaro, também na zona sul. Inicialmente foi operada pela extinta Cooperauhton, que após muitos problemas foi descredenciada e suas operações divididas entre as empresas do antigo Consórcio Unisul (Área 6 Sul), sendo hoje de operação total pela Mobibrasil.
Percurso da linha 6000-10.
Principal ligação entre Parelheiros e Santo Amaro.
Mapa: Victor Santos, 2022.

O terminal primário da linha fica no Terminal Parelheiros e seu terminal secundário no Terminal Santo Amaro, contanto com 50 quilômetros de extensão (26,6 quilômetros na ida e 23,4 quilômetros na volta).
A linha serve, principalmente, aos bairros localizados no extremo sul da cidade, onde existem as linhas ambientais que são conectadas com a 6000 no terminal de Parelheiros, permitindo um acesso mais fácil com o centro da cidade (através de outras linhas) e com o subcentro de Santo Amaro. A linha também atende ao corredor Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro, melhorando o tempo de percurso dos passageiros. Possui 159 partidas em ambos os sentidos nos dias úteis, tempo estimado de viagem entre 70 e 90 minutos com intervalo médio de 8 a 10 minutos.
Carro 6 3036 da Mobibrasil pela 6000-10.
Foto: Victor Santos, 2019.

Consórcio/Empresa: Mobibrasil Transporte São Paulo Ltda.
Área de atuação: 6 Sul
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 03:30-00:55/04:20-01:55
Sábados: 03:30-00:45/04:25-01:35
Domingos/feriados: 03:30-00:50/04:25-01:45

5° lugar – 4313-10 Terminal Cidade Tiradentes – Terminal Parque Dom Pedro II
O quinto lugar vai para uma das principais ligações com o distante distrito de Cidade Tiradentes, a 4313, operada pela Viação Metrópole Paulista desde a sua criação em 26 de outubro de 2013. Transportou em novembro 657.781 passageiros, enquanto em dezembro foram levados 644.470 passageiros.
Carro 3 1286 da Metrópole Paulista pela 4313-10.
Foto: Victor Santos, 2021.

Assim como a 4310, a linha foi criada em meio as remodelações que foram feitas naquela região em 2013, com a saída de empresas problemáticas da Área 4 Leste e sucessivos seccionamentos e extinções de linhas por parte da SPTrans entre 2012 e 2013. A 4313 tornou-se uma das principais linhas para a ligação entre o distrito e regiões importantes como Tatuapé, Belém e Parque Dom Pedro II, enquanto o percurso dentro dos bairros de Cidade Tiradentes passou a ser feito por linhas locais e conectadas no terminal Cidade Tiradentes.
Percurso da linha 4313-10.
Ligação para a zona leste também é uma das mais longas
da cidade.
Mapa: Victor Santos, 2022.

O terminal primário da linha fica no Terminal Cidade Tiradentes, enquanto seu terminal secundário no Terminal Parque Dom Pedro II, contando com 58,8 quilômetros de extensão, 30 quilômetros na ida e 28,8 quilômetros na volta.
Possui 167 partidas nos dias úteis, com o tempo de percurso entre 89 e 128 minutos, com intervalos entre as partidas entre 4 e 8 minutos.

Consórcio/Empresa: Viação Metrópole Paulista S.A.
Área de atuação: 3 Nordeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 03:25-23:30/04:25-00:40
Sábados: 04:00-23:35/05:00-00:40
Domingos/feriados: 04:00-23:30/05:00-00:40

6° lugar – 675K-10 Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz
Mais uma linha da Viação Metrópole Paulista, dessa vez na região sudoeste de São Paulo, com a linha 675K-10, criada em 25 de junho de 1980. A linha já possuiu a denominação Jardim Nakamura – Metrô Santa Cruz, mas com a reformulação das linhas na região durante o período do Interligado em 2003, essa linha passou a fazer terminal primário no terminal do Jardim Ângela, entregue nesse período.
Carro 7 3877 da Metrópole Paulista pela 675K-10.
Foto: Victor Santos, 2021.
Transportou 658.180 passageiros em dezembro (625.620 da linha base e 32.560 do atendimento 675K-23 Vila Remo – Hospital do Servidor), e 650.379 em novembro (615.700 da linha base e 34.679 do atendimento). A linha é auxiliada por dois corredores: o Corredor Jardim Ângela – Guarapiranga – Santo Amaro, e o Corredor Vereador José Diniz – Ibirapuera – Santa Cruz, permitindo um ganho operacional importante para uma linha com 39,7 quilômetros de extensão (19,6 quilômetros na ida e 20,1 quilômetros na volta). O tempo médio de percurso fica entorno de 80 e 100 minutos.
Percurso da 675K-10.
Mesmo com expansão da linha 5 Lilás,
demanda da linha continua alta.
Mapa: Victor Santos, 2022.

Possui ao todo 153 partidas nos dias úteis (linha base), com um intervalo entre 4 e 8 minutos, algo que parece pouco pela boa procura pela linha nos horários de pico. Mesmo com a extensão da linha 5 Lilás entre Santo Amaro e Chácara Klabin, passando por Santa Cruz, a linha parece não ter perdido muito passageiros, em contrapartida de outras linhas entre Santo Amaro e Santa Cruz.
Seu terminal primário fica no Terminal Jardim Ângela, e o seu terminal secundário na rua Tenente Gomes Ribeiro, 225, ao lado do terminal do Metrô Santa Cruz das linhas 1 Azul e 5 Lilás do Metrô.

Consórcio/Empresa: Viação Metrópole Paulista S.A.
Área de atuação: 7 Sudoeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 04:10-23:15/05:00-00:25
Sábados: 04:10-23:30/05:00-00:30
Domingos/feriados: 04:15-00:40/05:00-01:20


7° lugar – 637A-10 Terminal Jardim Ângela – Terminal Pinheiros
Mais uma linha da região do Jardim Ângela e M’Boi Mirim, a 637A-10 foi criada em 27 de agosto de 1988 como uma ligação entre o distrito para a região de Pinheiros, região oeste de São Paulo. Assim como a 675K, a linha 637A foi remanejada para o terminal do Jardim Ângela com a inauguração do mesmo no início dos anos 2000, também é operada pela Viação Metrópole Paulista. Seu percurso é atendido parcialmente pelo Corredor do Jardim Ângela, mas boa parte do caminho é feito pela Marginal Pinheiros.
Percurso da 637A-10.
Ligação Jardim Ângela e Pinheiros é muito utilizada para
acessar regiões como Berrini e Vila Olímpia.
Mapa: Victor Santos, 2022.

Em novembro foram transportados 685.608 passageiros, considerando os atendimentos, e 671.892 passageiros em dezembro. Conta com 42,7 quilômetros de extensão, 22 quilômetros na ida e 20,7 quilômetros na volta, um tempo de viagem entre 61 e 98 minutos, com 161 partidas nos dias úteis e intervalos entre 4 e 9 minutos.
Carro 7 3840 da Metrópole Paulista pela 637A-10.
Foto: Victor Santos, 2020.

Atendimentos: 637A-21 Vila Remo – Terminal Pinheiros, 637A-22 Itaim Bibi – Terminal Jardim Ângela, 637A-25 Piraporinha – Terminal Pinheiros e 637A-26 Terminal Guarapiranga – Terminal Pinheiros.
Seu terminal primário fica no Terminal Jardim Ângela e seu terminal secundário no Terminal Pinheiros.

Consórcio/Empresa: Viação Metrópole Paulista S.A.
Área de atuação: 7 Sudoeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 03:30-23:40/04:20-23:50
Sábados: 03:30-23:30/04:20-23:50
Domingos/feriados: 03:30-23:20/04:20-23:40

8° lugar – 6450-10 Terminal Capelinha – Terminal Bandeira
O oitavo lugar vai para uma das linhas estruturais que ligam o terminal Capelinha, região sudoeste, até a região central da cidade, criada em 2 de setembro de 1998, a linha passou ser uma das linhas estruturais do terminal e potencializada com a inauguração do corredor Itapecerica – João Dias – Santo Amaro. A linha faz a ligação entre os dois terminais através dos corredores Itapecerica e Santo Amaro – Nove de Julho – Centro, com tempo de viagem entre 60 e 80 minutos de viagem.
Percurso da linha 6450-10
Linha que utiliza dois corredores corredores
em sua totalidade.
Mapa: Victor Santos, 2022.

A operação é feita pelo Consórcio Transvida, formado pelas empresas Viação Campo Belo, Transppass e Ambiental Transportes, consórcio esse formado na nova contratação feita pela SPTrans. Porém, somente a Campo Belo faz a operação da linha. O terminal primário da linha fica no Capelinha, enquanto seu terminal secundário no Bandeira.
Carro 7 1131 da Viação Campo Belo pela 6450-10.
Foto: Victor Santos, 2020.

Bom, em novembro a linha transportou 558.953 passageiros, e em dezembro foram 565.258 passageiros levados, sem considerar os atendimentos que estão suspensos. A linha possui 40,8 quilômetros de extensão, sendo 20,4 quilômetros em ambos os sentidos. O intervalo da linha fica entre 6 e 9 minutos, totalizando 128 partidas diárias nos dias úteis.

Consórcio/Empresa: Transvida/Viação Campo Belo
Área de atuação: 7 Sudoeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 04:00-23:50/04:32-00:05
Sábados: 04:00-23:30/04:50-00:10
Domingos/feriados: 04:00-23:40/04:50-00:10

9° lugar – 5119-10 Terminal Capelinha – Largo São Francisco
Mais uma linha operada pela Viação Campo Belo (Consórcio Transvida), a ligação entre o terminal Capelinha e o Largo São Francisco foi criada em 12 de junho de 1981 como Jardim Irene – Anhangabaú e era operada pela extinta CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos). Posteriormente com a criação do terminal Capelinha e as reformulações ao longo dos anos, nos anos 2000 ela passou a ter a designação atual. Em 2012, foram criados os atendimentos 5119-22 Terminal João Dias – Largo São Francisco (em substituição da 5118-10), e a 5119-23 Terminal João Dias – Instituto Lucy Montoro, ambas com operação apenas em dias úteis e nos picos.
Percurso da linha 5119-10.
Ligação entre a região do Capão Redondo e o centro
ainda tem uma grande procura pelos usuários.
Mapa: Victor Santos, 2022.

A linha utiliza parcialmente os corredores Itapecerica e Santo Amaro – Nove de Julho – Centro (trecho avenida Cidade Jardim), sendo que a linha faz boa parte do trajeto em avenidas e ruas comuns. O tempo médio de percurso é entre 103 e 115 minutos, com intervalos entre 8 e 12 minutos em dias úteis.
Em novembro foram transportados 556.638 pela linha base, 25.064 pela 5119-22 e 12.764 pela 5119-23, totalizando 594.446 passageiros, enquanto em dezembro foram 584.714 passageiros considerando as três linhas. Seu ponto inicial fica no Terminal Capelinha, enquanto seu ponto final no Largo São Francisco, próximo da Praça da Sé.
Carro 7 1546 da Viação Campo Belo pela 5119-10.
Foto: Victor Santos, 2020.

A linha possui 45,7 quilômetros de extensão, sendo 22,8 quilômetros na ida e 22,9 quilômetros na volta, contando com 106 partidas em dias úteis.

Consórcio/Empresa: Transvida/Viação Campo Belo
Área de atuação: 7 Sudoeste
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 04:00-00:00/04:50-01:00
Sábados: 04:00-00:00/04:55-01:00
Domingos/feriados: 04:00-00:00/04:50-00:45

10° lugar – 6913-10 Terminal Varginha – Terminal Bandeira
Com a reestruturação das linhas pelo Interligado entre 2001-2004, foi construído o Corredor Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro, e para proporcionar uma velocidade comercial maior, foram criados três terminais para reestruturar o sistema em linhas locais e estruturais, sendo eles o Grajaú, Parelheiros e Varginha. Em 4 de setembro de 2004 foi criada a linha 6913-10 Terminal Varginha – Terminal Bandeira utilizando o recém-inaugurado terminal e o corredor Santo Amaro – Nove de Julho – Centro.
Carro 6 1059 pela 6913-21 (atendimento).
Foto: Victor Santos, 2021.

Com as ligações locais e mudanças em linhas sobrepostas, a linha passou a receber muitos passageiros que precisavam seguir até a região central de maneira rápida. A ligação ficou famosa pela operação quase que exclusiva dos biarticulados Caio Induscar TopBus com chassi Volvo B12M, conhecidos como “Martões” em referência a prefeita na época da chegada deles. Atualmente a operação é feita por articulados 23 metros após a retirada de operação dos últimos modelos TopBus PB com chassi Volvo B9Salf da Viação Grajaú, que opera a linha desde o início (antes como Viação Cidade Dutra).
Percurso da linha 6913-10.
Uma ligação estrutural que diminui o tempo de viagem
entre o centro e os bairros no extremo sul de São Paulo.
Mapa: Victor Santos, 2022.

Por fim, a linha transportou 572.166 passageiros em novembro, além dos 93.514 passageiros do atendimento 6913-21 Terminal Varginha – Itaim Bibi Circular (criada em 2005). Já em dezembro foram 548.897 passageiros na linha base e 90.834 passageiros na linha de atendimento. Seu ponto inicial fica no terminal Varginha e seu ponto final no terminal Bandeira, leva entre 100 e 115 minutos de viagem nos dias úteis, contando com 122 partidas nestes dias.
O intervalo médio entre as partidas nos dias úteis varia entre 5 e 8 minutos, com 59,2 quilômetros de extensão (29,2 quilômetros na ida e 30 quilômetros na volta).

Consórcio/Empresa: Viação Grajaú
Área de atuação: 6 Sul
Operação: TP-TS/TS-TP
Dias úteis: 04:00-23:00/05:16-00:15
Sábados: 04:00-23:05/05:10-00:20
Domingos/feriados: 04:20-23:10/05:34-00:10

Vale mencionar que no caso de algumas das linhas citadas há casos em que o pagamento da tarifa ou validação do bilhete é feito em linhas de bloqueio fora dos coletivos, o pré-embarque, instalados nos pontos finais ou iniciais para agilizar o embarque. Todos são contabilizados e exibidos nas planilhas disponibilizadas pela SPTrans, na maioria dos casos compartilhados com outras linhas.


Fontes:
SPTrans | Linhas, disponível em <https://www.sptrans.com.br/>, acessado em 28 de janeiro de 2022 às 18:56. 
Prefeitura de São Paulo | SPTrans, acesso à informação, disponível em <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/mobilidade/institucional/sptrans/acesso_a_informacao/index.php?p=152415>, acessado em 28 de janeiro de 2022 às 19:43.

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