![]() |
Ônibus 100% elétrico exposto no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos Foto: Gustavo Bonfate |
Nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2016 se realizou o 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, no pavilhão amarelo do Center Norte, na capital paulista. Haviam diversos expositores apresentando as novas tendências no que tange a veículos que utilizam exclusivamente a eletricidade como fonte geradora de energia para o movimento. Em todos os estandes, o foco estava em veículos com maior capacidade, menor custo e maior capacidade de baterias. Em nenhum dos veículos apresentados, utilizou-se o princípio de energia elétrica conectada a todo instante por fios. Todos os equipamentos apresentados possuíam bateria como forma de armazenar energia.
Na área de transporte individual, destacaram-se os monociclos, hoverboards, segways e bicicletas elétricas. Para pequenos deslocamentos eles são muito práticos e versáteis. Contudo, principalmente o monociclo, requer muito equilíbrio e cuidado por parte de seu usuário. Os segways já são muito utilizados em shoppings e em estações da CPTM para ronda de segurança e policiais. Os equipamentos possuem um alto custo inicial e são mais utilizados para lazer. Contudo, em vario lugares mundo a fora, esses equipamentos já são utilizados como forma de transporte.
Segways utilizados na CPTM
Foto: CPTM em Foco.
Bicicleta Elétrica
Estavam expostos dois ônibus representando as inovações no transporte público urbano. A chinesa BYD (Build Your Dreams), que traduzindo para o português significa Construa Seus Sonhos, trouxe o seu veículo convencional de 12,2m. O veículo dotado de ar condicionado, piso baixo dianteiro e acessibilidade tem autonomia para 250 km por carga elétrica.
Sua velocidade máxima atinge 90 km/h e sua inclinação máxima é de 20%. O layout interno e a distribuição das baterias no veículo, variam de acordo com as especificações do local onde ele irá circular. Atualmente, Campinas possui uma frota pequena de veículos da BYD.
![]() |
Veículo da fabricante chinesa BYD exposto. Foto: Gustavo Bonfate. |
![]() |
Foto: Gustavo Bonfate. |
![]() |
Foto: Gustavo Bonfate. |
![]() |
Foto: Gustavo Bonfate. |
Veículo da fabricante chinesa BYD exposto.
Foto: Gustavo Bonfate.
No estande ao lado, estava em exposição um veículo construído em parceria da Eletra com a Mercedes-Benz. Com uma carroceria de um Marcopolo Torino 2014 Low Entry, esse protótipo de posse da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) tem como combustível a energia solar, sendo absorvida por placas fotovoltaicas. O veículo possui autonomia de 70 km utilizando carga total das baterias, podendo chegar a 200 km realizando 4 recargas rápidas de minutos. Os testes desse veiculo serão em Santa Catarina dentro da UFSC para professores, funcionários e alunos. O veículo possui acessibilidade, ar condicionado, tomadas USB, mesas de trabalho/reunião e sistema Wi-Fi.
Seria de grande valia se veículos apresentados em feiras como essa pudessem ser mais utilizados pelas empresas e assim poderíamos ter um barateamento do uso dessa tecnologia. Sabemos também que tudo tem seus prós e contras. Necessitamos cada vez mais novas tecnologias de baixa emissão de poluição, para que possamos ter uma vida melhor. Eventos como esse, deveriam ser mais divulgado para que a grande população conheça e se interesse pelas novas tecnologias e assim poderíamos dar os primeiros passos para um mundo mais ecológico e menos poluído!
Para mais informações sobre o 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, acesse http://velatinoamericano.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário