Hoje iremos relatar a história do Corredor Itapecerica - João Dias - Santo Amaro. Veja também a história dos corredores anteriores: Paes de Barros, Santo Amaro e Inajar de Souza.
Corredor Itapecerica – João Dias – Santo Amaro
Sem novos corredores de ônibus desde 1987, a região sul ainda era precariamente atendida, pois até então o único corredor exclusivo de ônibus era o Santo Amaro – Nove de Julho – Centro, que não atendia amplamente as regiões mais afastadas do centro, como o Capão Redondo e região. Em 1997 foi iniciada a obra do mais novo corredor que iria atender desde o recém inaugurado Terminal Capelinha até a região da Avenida Santo Amaro, conectando-se com o Corredor Santo Amaro – Centro. Essa obra foi liderada pelo então Prefeito Celso Pitta e sua equipe que orçaram a obra em R$ 13,6 milhões e tinha previsão de estar pronta antes da virada do século. Porém foi logo paralisada e o motivo, segundo a prefeitura, foi à falta de verbas para concluir a obra e que, segundo o projeto, não tinha previsto que seria necessário alargar a Estrada de Itapecerica. Por esse fato, a obra ficou paralisada e antes do ano de 2000 foi retomada e acabou custando R$ 2,4 milhões a mais que o inicial, só pra constar que nesse mesmo período (1997 – 2000), o prefeito também tinha iniciado a obra do então “Fura-Fila”, atual Expresso Tiradentes, mas também paralisou a obra por “falta de verba”...
Mesmo após a reforma, as coberturas das paradas permaneceram as mesmas. Foto: Gustavo Bonfate. |
Inaugurado oficialmente em 21 de Junho de 2000, foi um grande avanço para os transportes da região, tornando a circulação dos ônibus mais eficiente e confiável, impedindo que as viagens sejam atrasadas pelo caos do trânsito da região, que até hoje é terrível nos horários de pico. Mesmo com as alterações em linhas locais com a chegada do corredor e dos terminais na região, até hoje algumas linhas de ex-Cooperativas seguem pela avenida pelo lado direito da via.
O projeto se baseou no corredor anterior inaugurado (Inajar de Souza), com paradas do lado esquerdo da via e plataforma no nível do ônibus e coberturas metálicas nas paradas. O corredor trouxe certa melhoria no meio urbano da região com a chegada de mais comércios e serviços ao longo da avenida, arborização no canteiro central, e reforma das calçadas (hoje estão bem precárias). Mesmo os não-usuários das linhas do corredor elogiaram a obra pela melhora no fluxo dos ônibus e carros.
Parada Hospital Campo Limpo. Foto: Gustavo Bonfate. |
Durante a gestão da Prefeita Marta Suplicy, foi feita uma obra pra retificar o corredor e deixá-lo nos moldes atuais (paradas com piso ao nível da calçada). Essa obra foi inaugurada 17 de Julho de 2004 e consistiu em retirar as plataformas altas e rebaixá-las, obra feita na mesma época das reformas dos corredores Santo Amaro e Inajar de Souza. Também nos anos 2000 o corredor ganhou uma nova integração: a Linha 5 Lilás do Metrô que atendia desde a Estação Capão Redondo até a Estação Largo 13, inaugurada em 2002 pelo Metrô.
Terminal João Dias. Foto: Gustavo Bonfate. |
Atualmente o corredor opera quase no limite da sua capacidade de operação devido à grande demanda da região e das linhas principais que são alimentadas por linhas locais dos bairros mais afastados. Atendendo a uma demanda média de 300 mil passageiros por dia, 23 linhas municipais e com cerca de 8 km entre a Estrada de Itapecerica e a Avenida Santo Amaro e conta com 11 paradas oficiais em operação. O trânsito ainda é um grande problema na região, principalmente no encontro das avenidas João Dias, Giovanni Gronchi, Carlos Caldeira Filho e a Estrada de Itapecerica. Nesse mesmo local existe a Estação Giovanni Gronchi e o Terminal João Dias no canteiro central.
Terminal Capelinha. Foto: Gustavo Bonfate. |
Existem projetos de mais corredores para a região como o Corredor Carlos Caldeira Filho, o Corredor Capão Redondo - Campo Limpo - Vila Sônia que fariam integração com esse corredor, mas nada ainda está previsto para uma breve inauguração. O mais provável para aliviar um pouco as linhas do corredor é a extensão da Linha 5 Lilás entre Largo 13 à Chácara Klabin. Em 2014 foi inaugurada a Estação Adolfo Pinheiro, e a data mais otimista para a entrega total da extensão é 2018.
Parada Nicolino Barra com dois padrões: 2000 e 2004. Foto: Gustavo Bonfate. |
Com exceção de alguns problemas em relação ao asfalto do corredor, piso das paradas e conservação e limpeza das mesmas, o corredor pode realizar bem seu papel na região: Melhorar o fluxo dos ônibus e racionalizar as linhas em direção ao centro. Alguns ajustes sempre são bem vindos, mesmo que a estrutura seja relativamente nova na cidade, alguns pontos devem ser corrigidos para garantir o conforto dos usuários.
Mapa do Corredor. Fonte: Wikipédia. |
Esse foi o último corredor implantado com o projeto antigo. Depois desse foi criado os Passa-Rápido criado pela Prefeita Marta Suplicy.
Foi o segundo corredor implantado com paradas e embarque pelo lado esquerdo. O primeiro foi o Inajar de Souza.
O corredor, assim como a Estrada do Itapecerica, percorre praticamente em paralelo a Linha 5 Lilás do Metrô que corre sobre a Avenida Carlos Caldeira Filho
Curiosamente não há linhas intermunicipais que operem no corredor, mesmo que a Estrada do Itapecerica chegue até a divisa entre São Paulo e Itapecerica da Serra. Isso se da ao fato das linhas intermunicipais terminarem nas estações Capão Redondo e Campo Limpo do Metrô, e outras linhas seguirem pela Estrada M'Boi Mirim.
A linha noturna do corredor é a N704-11 Terminal Capelinha - Terminal Santo Amaro.
Bairros atendidos
Capão Redondo
Vila das Belezas
Jardim São Luís
Santo Amaro
Linhas do Corredor: 23 Linhas (Considerando apenas as linhas que operam no corredor)
Trecho entre o Terminal Capelinha e o Terminal João Dias: 17 Linhas. |
Trecho entre o Terminal João Dias e a Avenida João Dias: 6 Linhas. |
Observação: Para consultar linhas que atendem a Estrada do Itapecerica e a Avenida João Dias que não atendem o corredor consultem o site da SPTrans.
Detalhes do corredor
Inauguração: 21 de Junho de 2000 (16 anos)
Extensão: 8 km
Número de paradas: 11 paradas (considerando apenas paradas oficiais)
Número de linhas: 23 linhas municipais
Integrações:
Terminal Capelinha - Linhas municipais de São Paulo
Terminal João Dias - Linhas municipais de São Paulo e a Estação Giovanni Gronchi (Linha 5 Lilás do Metrô)
Corredor Santo Amaro - Nove de Julho - Centro - Linhas municipais de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário